
Escola Municipal José de Alencar
Professora Monica Cristina de Souza
Projeto desenvolvido
Chega de Desperdício
Descrição das atividades
O projeto teve o objetivo de construir um filtro de água utilizando carvão ativado, areia e pedras, afim de promover a limpeza mecânica da água descartada e desperdiçada no bebedouro da escola, garantindo assim sua reutilização. Este projeto fez parte de atividades desenvolvidas por esta unidade escolar para cumprir as etapas do Projeto “Esse Rio é meu”. Nossos alunos participaram do programa de educação científica da Shell, um momento de pesquisa, conscientização e orientações a cerca da preservação dos recursos naturais disponíveis na comunidade. Tal participação permitiu a realização das etapas de Diagnóstico e Planejamento (1ª e 2ª etapas do projeto Esse Rio é Meu). Os alunos participaram de várias atividades: visitação, estudos, processos metodológicos, construção e finalização do projeto. Para cumprir a etapa 3, a Intervenção, dividimos os alunos do 8º ano em equipes: “CONECTADOS” e “RATO MOLHADO”.
A equipe “CONECTADOS” observou que muitos estudantes desperdiçavam muita água ao descartarem a água quente de suas garrafinhas para substituí-las por água gelada no bebedouro da escola. Desta forma, ao construir um filtro a ser acoplado na saída de água descartada do bebedouro, foi possível visualizar quantitativamente este desperdício, facilidando a conscientização ambiental, garantindo a reutilização deste recurso na limpeza e na horta escolar.
Eixo estudado
Poluição, Preservação do qualidade das águas, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água, Engajamento das instituições afins
Corpo hídrico
Rio Carioca
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
De agosto a outubro de 2024
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
– EF08CI16 Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Número de estudantes envolvidos
40
Metodologia empregada
Para alcançar os objetivos do projeto e conhecer a realidade da nossa escola acerca de educação ambiental, utilizamos dados coletados nas visitações e observações realizadas anteriormente sobre o rio Carioca. Além disso, foi realizada uma observação ativa sobre o desperdício diário de água ocorrido na unidade escolar. Para a confecção do filtro foi realizada uma revisão de literatura a fim de se pesquisar qual o melhor método para a confecção, sendo que o mesmo deveria ser de fácil entendimento e de baixo custo. O filtro de água foi construído com carvão ativado, areia, pedras e algodão. Os materiais foram acondicionados dentro de recipientes plásticos com tampas, conectados com tubos de PVC. Após a execução do projeto, foi planejado e produzido o material audiovisual para a divulgação dos resultados a comunidade escolar.
Com a construção de um filtro acoplado na saída de água descartada do bebedouro do 2º andar da unidade escolar, foi possível visualizar quantitativamente este desperdício, facilidando a conscientização ambiental, garantindo a reutilização deste recurso na limpeza e na horta escolar.
Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados
Ocorreram alguns desafios na implementação do filtro de água, tais como: vazamentos nas conexões do filtro e na adaptação da altura ideal do filtro para a saída de água descartada do bebedouro. Esses desafios foram superados com cola de cano PVC para os vazamentos e a substituição de um recipiente de maior altura para a construção do filtro.
Objetivos alcançados
Com a construção do filtro de água, foi possível analisar quantitativamente o desperdício de água diário do bebedouro do 2º andar da UE. Além disso, o projeto promoveu a conscientização ambiental dos estudantes e garantiu a reutilização deste recurso na limpeza e na horta escolar.