
Escola Municipal Julia Lopes de Almeida
Professor Carlus Augustus Jourand Correia
Projeto desenvolvido
Sabão da Júlia: reciclagem do óleo de cozinha e outros materiais como forma de proteger o Rio Carioca
Descrição das atividades
Imersão para conhecimento do Rio Carioca e identificação dos problemas; ideação de soluções para diminuir impactos da poluição no rio e finalmente operacionalização das estratégias por alunos e comunidade do entorno. Desde 2023, foram realizadas três visitas a um trecho do rio para mostrar aos alunos a sua condição, contar um pouco da história dele e apontar os impactos do lixo. Também aconteceram rodas de conversa e oficinas sobre reciclagem, compostagem, aproveitamento de materiais e impactos do descarte de óleo de cozinha nos rios. Essas atividades foram feitas em parceria com a Águas do Rio e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro nas turmas do 1º ano ao 5º ano.
Após a imersão nos problemas do rio e na obtenção de conhecimentos sobre práticas sustentáveis, os mesmos foram incentivados a propor soluções para a poluição. Ações foram propostas entre as quais a coleta do óleo e a reciclagem do mesmo para virar sabão. A UFRJ, forneceu reagentes e equipamentos, e treinou os alunos para a reciclagem
Com a Águas do Rio, a escola conseguiu transformar-se em um “ecoponto” de coleta de óleo para o território. Desenvolvemos ações de conscientização no entorno através da distribuição de cartazes e a promoção de uma “gincana do óleo” para incentivar as pessoas a descartarem corretamente na escola esse óleo.
Ao fim da reciclagem do óleo os alunos distribuem o sabão produzido na escola para as pessoas do entorno, fechando um ciclo em que a comunidade recebe um produto proveniente daquele material que ela descartou corretamente.
Eixo estudado
Poluição, preservação da qualidade das águas e mobilização da comunidade pela causa do rio
Corpo Hídrico
Rio Carioca
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
De maio de 2023 até dezembro de 2024
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
Habilidades
– EF05CI05 Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana;
– EF05CI04 Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos;
– EF05MA21 Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos;
– EF05MA19 Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais;
– EF05GE10 Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.);
Competências
– Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza;
– Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados;
– Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidário;
Número de estudantes envolvidos
192
Metodologia empregada
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi o Design Thinking, partindo da concepção deste modelo que presume a solução de problemas através do dinamismo e protagonismo dos indivíduos de forma colaborativa. Diante disso, tal metodologia foi trabalhada com intuito de resolver o seguinte problema: O que é o Rio Carioca e como melhorar a relação da comunidade do entorno com ele?
A partir do Design Thinking, as ações do projeto foram divididas em três eixos: No primeiro momento realizamos uma imersão na realidade do Rio Carioca e na relação da comunidade com ele. Provocamos e aguçamos a curiosidade dos alunos para enfrentar as questões levantadas e considerar as experiências prévias deles, aliando a novos conhecimentos. Para isso, trabalhamos em sala de aula com os alunos sobre temas relacionados à BNCC em Ciências e Geografia no consumo consciente e reciclagem.
Posteriormente iniciamos uma etapa de ideação em que abrimos espaços para a construção de uma “chuva de ideias”, um espaço para sonhar e colocar para fora até ideias visionárias. Para isso utilizamos atividades como “desenhe a sua solução”; “cartinha para o governo” e oficinas com parceiros.
Após uma série de ideias, partimos para a etapa de experimentação em que foi feito o planejamento dos próximos passos, compartilhando ideias com outras pessoas que podem colaborar com o processo, tais como comunidade do entorno e os parceiros técnicos e financeiros. No desenvolvimento das etapas, os professores e os estudantes puderam oferecer dicas de como organizar a ideias. A ideia do óleo foi escolhida como a prioritária, mas outros grupos de alunos e professores desenvolveram paralelamente outras opções de resgate hídrico do rio carioca.
Para o desenvolvimento da metodologia, utilizamos os recursos técnicos do colaboratório do Ginásio Educacional Tecnológico, entre eles a impressora 3D para criar as formas do nosso sabão, máquinas de corte à laser para confecção das embalagens, máquina de costura para criação dos nossos coletes dos “alunos conscientizadores”.
Outros recursos para o desenvolvimento da nossa metodologia vieram da parceria com a UFRJ que forneceu mobiliário de reciclagem para realizar as ações, reagente químico para processamento do óleo e recurso humano ao treinar nossos alunos.
Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
Entre os problemas enfrentados para o desenvolvimento das atividades tínhamos:
1º- A carência de recursos;
2º- Dificuldade de aproximação com a comunidade para lidar com o tema do lixo
3º – Inexistência de processo de descarte sustentável do lixo orgânico.
A superação desses problemas veio a partir das seguintes iniciativas:
1º – Construção de uma parceira com a UFRJ através do Instituto de Pesquisas e Produtos Naturais via FAPERJ para a capacitação dos alunos na reciclagem do óleo e no fornecimento de equipamentos para reciclagem (lixeiras, composteira, reagentes químicos)
2º – Ações de conscientização da comunidade através da aproximação com líderes comunitários e agentes do Programa Saúde na Escola e Clínica da Família.
3º – Costurando acordos informais com pessoas da comunidade para poder distribuir os restos de alimentos para uso em horta comunitária e alimentação dos porcos da comunidade.
Objetivos alcançados
1 – Conscientização dos alunos acerca de práticas sustentáveis
2 – Engajamento da comunidade escolar e do entorno (Prazeres) no descarte consciente do óleo de cozinha;
3 – Redução da quantidade de resíduos descartados pela escola de forma inadequada;
4 – Aproximação dos alunos com o rio Carioca e montagem de uma estrutura que possibilite a reciclagem na escola.
Os resultados obtidos foram positivos. Os dados quantitativos mostram que coletamos em pouco mais de um ano, 597 litros de óleo dentro do nosso projeto, que conseguiu incluir 192 alunos nas ações de sustentabilidade na escola. Todo esse óleo coletado permitiu a produção de 1312 unidade de sabão que foram utilizados na escola e/ou distribuídos na comunidade. Além disso, O projeto conseguiu equipar a escola com estrutura compatível para reciclagem dos seus resíduos.
Os dados qualitativos mostram uma melhora na presença dos alunos na escola, principalmente nos dias de atividade relacionadas à produção do sabão, das oficinais e rodas de conversa. A sensação de “escola limpa” também foi identificada pelos alunos e funcionários a partir do início do projeto “Sabão da Júlia”.
O impacto do projeto na comunidade escolar foi o fortalecimento de parcerias externas com a unidade, que proporcionaram a aquisição de bens bem como treinamento dos funcionários e alunos. Na questão do relacionamento com a comunidade do entorno verificamos uma aproximação entre as partes com a construção de trocas de experiência, aumento da consciência ambiental e estruturação de um ciclo fechado de sustentabilidade entre escola e comunidade. Nesse ciclo, os resíduos coletados na comunidade, são processados na escola e o produto dele, o sabão, é revertido para a própria comunidade. Fecha-se um ciclo de pessoas ajudando pessoas.