Objetivo é ampliar o diálogo sobre os caminhos para um futuro melhor
O programa Futuro do presente é uma iniciativa do planetapontocom, em parceria com a revistapontocom e a rádio Roquette Pinto. Trata-se de uma série de entrevistas que reúne profissionais, de diferentes áreas, que trazem um olhar atento e inovador sobre os desafios do futuro. A escritora, jornalista e presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo, comanda o programa. “A proposta é criar um espaço de reflexão que inspire ações concretas no presente, com foco na construção de um futuro mais consciente e inclusivo”, explica a presidente.
O programa busca conectar diferentes saberes e experiências ao valorizar tanto o conhecimento acadêmico quanto as práticas sociais e culturais. Práticas desenvolvidas em diferentes contextos e comunidades de todo o país. Na pauta: educação, emergência climática, avanço tecnológico, inovação e cultura.
O programa vai ao ar na rádio Roquette Pinto (94,1 FM) todo domingo, às 10 horas.
Confira, abaixo, as entrevistas que já foram realizadas.
Setembro 2025

Ricardo Piquet – Diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento e Gestao, organização privada sem fins lucrativos que congrega profissionais de diferentes áreas para promover a gestão de projetos de interesse público, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
ouça a entrevista

Suely Machado – Professora, bailarina, coreógrafa e produtora de espetáculos. À frente de projetos culturais e sociais em Minas Gerais, conectando dança e educação, ela apresenta seus projetos e ideias sobre inovação: fazer as coisas que fazemos mas de forma mais eficaz no atendimento às pessoas e ao Planeta.
ouça a entrevista
Agosto 2025

Carlos Lima – Professor especialista em educomunicação. Carlos é criador do programa Imprensa Jovem, realizado em São Paulo, vencedor do prêmio Desafio Aprendizagem Criativa e único brasileiro a ganhar o prêmio Aliança para a mídia e informação da Unesco. Reconhecido também pelo MEC.
ouça a entrevista

Afonso Borges – Jornalista, escritor e gestor cultural. Criador de diferentes festivais literários e à frente de diversos trabalhos, Afonso destaca que inovação é quando se consegue estabelecer conexão entre criação e ética. O conceito não está mais ligado ao vetor de negócio.
ouça a entrevista

João Alegria – Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho falou sobre o trabalho que a instituição vem realizando com o objetivo de contribuir com a educação brasileira em diversas e diferentes frentes, utilizando inclusive tutoria digital e inteligência artificial.
ouça a entrevista

Ana Asti – Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Estado Rio de Janeiro. Ana compartilha o dia a dia e a importância do seu trabalho e explica que inovação é um caminho para transformação, para alcançar mudanças significativas para melhorar a qualidade de vida em sociedade.
ouça a entrevista
Julho 2025

Arlinda Cézar Matos – Bióloga e professora. Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais. Arlinda fala dos projetos que apoia, como Reciclar é fazer mágica. O programa visa envolver escolas e comunidades na coleta e reciclagem de embalagens PET, contribuindo para a logística reversa e a economia circular.
ouça a entrevista

Eliane Dasmasceno – Gerente de projetos integrados de responsabilidade social da Firjan compartilha sua trajetória e visão sobre inovação social. Destaca que a inovação no investimento social corporativo precisa estar conectada aos desafios reais dos territórios e ser pensada em rede.
ouça a entrevista

Rosiska Darcy de Oliveira– Escritora, jornalista e imortal da Academia Brasileira de Letras fala sobre o papel essencial da inovação em tempos de profundas transformações sociais, climáticas e tecnológicas. “Inovar é captar aquilo que já está no ar, mas ainda não foi realizado”, afirma. À frente da Revista Brasileira, publicação da ABL, vem promovendo o debate contemporâneo.
ouça a entrevista
Junho 2025

Sheila Grande – Especialista em clínica médica e medicina antroposófica, Dra. Sheila apresenta uma abordagem inovadora e integrada do cuidado à saúde, que considera o ser humano em sua totalidade. Destaca que a inovação está na medicina antroposófica, que não trata apenas a doença, mas o indivíduo em seu contexto de vida. Relatou experiências bem-sucedidas no tratamento de doenças.
ouça a entrevista

Anselmo Seto Leal – Presidente das Águas do Rio apresenta inovações que a concessionária vem utilizando no tratamento da água da cidade do Rio, como um satélite que antes era usado pela Nasa para encontrar água em Marte. O equipamento escaneia o subsolo e com IA identifica o que é água potável através do cloro dissolvido na água, utilizado nas estações de tratamento.
ouça a entrevista

Tatiana Roque – Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município do Rio de Janeiro, vereadora, professora titular da UFRJ e vencedora do Prêmio Jabuti com “História da Matemática: uma visão crítica”, Tatiana fala sobre seus projetos e como a inovação pode e deve contribuir para uma educação de qualidade. Ela é responsável pelo programa Naves do Conhecimento.
ouça a entrevista