Em pauta: educação, emergência climática, avanço tecnológico, inovação e cultura.
Com o objetivo de ampliar o diálogo sobre os desafios e caminhos possíveis para um futuro mais justo, igualitário e sustentável, a OSCIP planetapontocom, por meio da revistapontocom, e em parceria com a rádio Roquette Pinto, lança o programa Futuro do Presente, uma iniciativa que reúne profissionais, das mais diferentes áreas, que trazem um olhar atento e inovador sobre os desafios do futuro, em uma série de lives no YouTube e encontros no rádio, comandada pela escritora, jornalista e presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo.
“A proposta é criar um espaço de reflexão e troca de ideias que inspire ações concretas no presente, com foco na construção de um futuro mais consciente e inclusivo”, explica Silvana Gontijo. Neste contexto, busca-se conectar diferentes saberes e experiências, valorizando tanto o conhecimento acadêmico quanto as práticas sociais e culturais desenvolvidas em diferentes contextos e comunidades de todo o país.
As lives acontecem periodicamente e ficam disponíveis online, permitindo que educadores, estudantes e o público em geral acessem os conteúdos a qualquer momento. Já na rádio Roquette Pinto (94,1 FM), o Futuro do Presente é apresentado todo domingo, às 10 horas.
O Futuro do Presente é uma resposta à urgência de repensar o mundo no século 21, colocando em pauta não apenas os desafios, mas também as oportunidades de transformação que se apresentam. Para o planetapontocom, que há mais de duas décadas atua na interface entre mídia e educação e em soluções inovadoras para a educação, o projeto reafirma o compromisso com a promoção de uma sociedade mais crítica, criativa e participativa.
Futuro do Presente na rádio Roquette Pinto

Tatiana Roque – No primeiro encontro, Silvana conversou com Tatiana Roque, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município do Rio de Janeiro, vereadora, professora titular da UFRJ e vencedora do Prêmio Jabuti com “História da Matemática: uma visão crítica”. Ela também foi finalista do prêmio com “O Dia em que Voltamos de Marte”. No centro do debate: como a inovação pode contribuir para uma educação de qualidade.
clica aqui e ouça

Anselmo Seto Leal – No segundo encontro, Silvana conversou com Anselmo Seto Leal, presidente das Águas do Rio. Ele apresentou inovações que a empresa vem utilizando, como um satélite que antes era usado pela Nasa para encontrar água em Marte. O equipamento escaneia o subsolo e com IA identifica o que é água potável através do cloro dissolvido na água, utilizado nas estações de tratamento.
clica aqui e ouça
Futuro do Presente – live na revistapontocom
Na primeira live, em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, Silvana Gontijo conversou com José Manuel Diogo, jornalista, escritor e presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos. Um dos maiores especialistas sobre a Língua Portuguesa, José contextualizou a importância da língua no contexto dos dias de hoje.