Programa Futuro do Presente: no ar na Roquette Pinto
Objetivo é ampliar o diálogo sobre os caminhos para um futuro melhor
O programa Futuro do presente é uma iniciativa do planetapontocom, em parceria com a revistapontocom e a rádio Roquette Pinto. Trata-se de uma série de entrevistas que reúne profissionais, de diferentes áreas, que trazem um olhar atento e inovador sobre os desafios do futuro. A escritora, jornalista e presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo, comanda o programa.
“A proposta é criar um espaço de reflexão que inspire ações concretas no presente, com foco na construção de um futuro mais consciente e inclusivo”, explica a presidente.
Neste sentido, o programa busca conectar diferentes saberes e experiências ao valorizar tanto o conhecimento acadêmico quanto as práticas sociais e culturais. Práticas desenvolvidas em diferentes contextos e comunidades de todo o país. Na pauta: educação, emergência climática, avanço tecnológico, inovação e cultura.
Anote: o programa vai ao ar na rádio Roquette Pinto (94,1 FM) todo domingo, às 10 horas. Há também lives periódicas no canal do YouTube do planetapontocom.
Programa Futuro do Presente: ouça as entrevistas

Ana Asti – Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Estado Rio de Janeiro. Ana compartilha o dia a dia e a importância do seu trabalho e explica que inovação é um caminho para transformação, para alcançar mudanças significativas para melhorar a qualidade de vida em sociedade.
ouça a entrevista

Arlinda Cézar Matos – Bióloga e professora. Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais. Arlinda fala dos projetos que apoia, como Reciclar é fazer mágica. O programa visa envolver escolas e comunidades na coleta e reciclagem de embalagens PET, contribuindo para a logística reversa e a economia circular.
ouça a entrevista

Eliane Dasmasceno – Gerente de projetos integrados de responsabilidade social da Firjan compartilha sua trajetória e visão sobre inovação social. Destaca que a inovação no investimento social corporativo precisa estar conectada aos desafios reais dos territórios e ser pensada em rede.
ouça a entrevista

Rosiska Darcy de Oliveira– Escritora, jornalista e imortal da Academia Brasileira de Letras fala sobre o papel essencial da inovação em tempos de profundas transformações sociais, climáticas e tecnológicas. “Inovar é captar aquilo que já está no ar, mas ainda não foi realizado”, afirma. À frente da Revista Brasileira, publicação da ABL, vem promovendo o debate contemporâneo.
ouça a entrevista

Sheila Grande – Especialista em clínica médica e medicina antroposófica, Dra. Sheila apresenta uma abordagem inovadora e integrada do cuidado à saúde, que considera o ser humano em sua totalidade. Destaca que a inovação está na medicina antroposófica, que não trata apenas a doença, mas o indivíduo em seu contexto de vida. Relatou experiências bem-sucedidas no tratamento de doenças.
ouça a entrevista

Anselmo Seto Leal – Presidente das Águas do Rio apresenta inovações que a concessionária vem utilizando no tratamento da água da cidade do Rio, como um satélite que antes era usado pela Nasa para encontrar água em Marte. O equipamento escaneia o subsolo e com IA identifica o que é água potável através do cloro dissolvido na água, utilizado nas estações de tratamento.
ouça a entrevista

Tatiana Roque – Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município do Rio de Janeiro, vereadora, professora titular da UFRJ e vencedora do Prêmio Jabuti com “História da Matemática: uma visão crítica”, Tatiana fala sobre seus projetos e como a inovação pode e deve contribuir para uma educação de qualidade. Ela é responsável pelo programa Naves do Conhecimento.
ouça a entrevista
Futuro do Presente – entrevista na revistapontocom
Renan Ferreirinha – Secretário Municipal de Educação do Rio, eeconomista e cientista político formado em Harvard, Ferreirinha fala sobre a ampliação do ensino em tempo integral, criação dos GETs (Ginásios Educacionais Tecnológicos) e políticas inovadoras, como a proibição do uso de celulares em sala de aula, que virou referência nacional.
José Manuel Diogo – Em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, o jornalista, escritor e presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos contextualiza a importância da língua no contexto dos dias de hoje. José é um dos maiores especialistas do tema.