Esse Rio é Meu: Rio Pavuna é (re)descoberto pelas crianças e famílias em projeto do EDI Gracília Rosa de Belém Mayor

Conheça o projeto da EDI Gracília Rosa de Belém Mayor.

Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Gracília Rosa de Belém Mayor
CRE:
Zona: Norte
Professora: Patrícia Schuls
Nome do projeto desenvolvido: “Upabuna: Essa é minha história”

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

Arte, brincadeira e ações em prol do Rio Pavuna

Descrição das atividades
A partir da história de nosso bairro, das influências indígenas e a localização do Rio Pavuna que passa pelo nosso bairro, localizado no centro e faz parte do dia a dia dos moradores resolvemos contar essa triste realidade na qual se tornou o Rio Pavuna e quais as transformações que aconteceram com o passar do tempo para que ele ficasse poluído como se encontra atualmente. Iniciamos fazendo rodas de conversa com o intuito de mergulharmos na história de nosso bairro. A influência indígena é muito forte nessa região e o nome do nosso bairro foi motivo de pesquisa para sabermos seu significado. A partir dessas informações, o Rio Pavuna passou a ser um tema diário em nossa rotina e ações. Buscamos registros na internet, a fim de juntarmos imagens para compararmos com a situação atual na qual o rio se encontra. Foram utilizadas algumas imagens que retratavam a urbanização do bairro e o Rio Pavuna era um ponto principal, visto que havia navegação nele. O nome do Rio está diretamente ligado ao bairro e inicialmente essa região era chamada de Upabuna e consequentemente o rio levava esse nome. Seu nome é de origem tupi e seu significado é “lugar de travas”, ou seja,” lugar escuro”. Em consonância com o projeto “Brincadeira de criança” realizamos uma proposta de interação com as demais turmas,onde preparamos um espaço representando um rio limpo.As crianças confeccionaram barquinhos de papel,em alusão à obra  do artista Ivan Cruz  que leva esse mesmo nome. À medida que as crianças brincavam,colocamos tinta guache preta que saia da bica, dessa forma as águas que corriam pelo córrego que construímos foram ficando turvas as crianças ficaram apreensivas ao constatarem esse fato.Em seguida,a professora conversou com o grupo ,esclarecendo que as águas do Rio Pavuna eram assim….limpas ,onde as pessoas tomavam banho,utilizavam barcos  e não era poluída como é hoje.

Aproveitamos para distribuir sacos para recolher o lixo que se acumulou no córrego que fizemos,e deixamos uma mensagem na qual é possível com pequenas atitudes diminuir o impacto de poluição, evitando jogar lixo no rio e protegendo o nosso ambiente. Outra proposta foi confeccionar bilhetes para serem distribuídos nas caixas de correio no entorno do Edi e no caminho de casa das criancinhas. Essa iniciativa teve a participação ativa dos responsáveis. Nossa última ação foi fazer uma parceria com o Edi Beth Carvalho,onde as crianças fizeram uma apresentação musical contando a história do nosso bairro e do Rio Pavuna.

Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Enchentes e Desabamentos, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água.

Corpo Hídrico
Rio Pavuna.

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
1 de agosto a 31 de outubro de 2024.


Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
EF05GE10- Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental  e algumas formas  de poluição dos  cursos de água  e dos oceanos ( esgotos,efluentes industriais, marés negras,etc.). Brincadeiras, Convivência, Participação, Exploração e Expressão.

Número de estudantes envolvidos
123 estudantes.

Metodologia empregada
A primeira iniciativa foi conscientizar as crianças e promover a divulgação para os responsáveis. Distribuição de cartazes sobre o projeto “Esse Rio é meu”. Promover propostas de interação com os demais professores e turmas,a fim,de que toda a instituição estivesse envolvida. Agregar os demais profissionais de apoio e pais na promoção e produção de cartazes e materiais de divulgação.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
A principal dificuldade foi a mobilidade. É um segmento no qual o deslocamento requer um cuidado a mais e o apoio de profissionais e responsáveis. A solução encontrada foi pedir a autorização, e/ou a presença de responsáveis e profissionais que pudessem nos auxiliar e levar um grupo de crianças ao local onde o Rio Pavuna passa, no centro do bairro, para fazermos registros.

Objetivos alcançados
–  A colaboração e envolvimento de profissionais que não estavam envolvidos diretamente no projeto.
–  A discussão diária desse tema e o retorno das crianças ,demonstrando que  o assunto debatido foi importante pra elas e algumas falas decorrentes das propostas ,onde as crianças compartilhavam conversas que tiveram em família,na qual elas recontavam a história do nosso bairro,a história do Rio Pavuna e que pediram aos seus responsáveis para reaproveitar caixas e materiais afins.

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