Esse Rio é Meu: creche cria mascotes ‘Gentilezinha’ e ‘Recicla’ para conscientizar crianças sobre a importância do Rio Cação Vermelho

Rio Cação Vermelho é recuperado pelas crianças.

Creche Municipal Jardim dos Vieiras
CRE: 10ª
Zona: Oeste
Professora: Angela Silva Ramos
Nome do projeto desenvolvido: “Os ‘Guardiões da natureza’ unem forças para salvar o meio ambiente.”

Crianças aprendem a importância do Rio Cação Vermelho para a vida da região

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

Atividades lúdicas para resgatar o Rio Cação Vermelho

Descrição das atividades
Para as crianças foram propostas atividades lúdicas de contação de histórias, roda de conversa, teatro, brincadeiras, músicas, danças, cartazes, construção dos mascotes: Gentilezinha “guardião da natureza” e a boneca de lata Recicla, construção de kit para coleta domiciliar do óleo usado (garrafa pet de 2 litros para óleo e garrafa pet de 500ml para cofrinho, diário de bordo para anotações).

Para os responsáveis realizamos reuniões para explicar as ações pedagógicas lúdicas realizadas com as crianças de preservação dos rios, cuidado com o meio ambiente, combate às arboviroses, descarte correto do lixo, coleta seletiva, coleta do óleo de cozinha usado.  Convite para participarem da construção do kit de coleta do óleo junto com a criança, fazerem a atividade de casa, escrevendo no diário de bordo suas ações: quantidade, valor e o que comprou para a criança (atividade em curso).

Também foi proposto confecção de roupa para as crianças apresentarem-se como os “guardiões da natureza” na visita ao entorno do Rio Cação vermelho (camisa branca com título do projeto ‘Esse Rio é Meu’ customizada com carimbo de mão ou pé, formando pequenos animais como: sapo, borboleta, peixe, entre outros à escolha da criança; short de estampa exército). No dia 03 de outubro realizamos um passeio com encontro no rio, fizemos roda de conversa e apresentação de dança das crianças, após uma caminhada/marcha até a unidade escolar, cantando o refrão das músicas trabalhadas: Zum,zum,zum,zum,zum – Yasmim Veríssimo e Olha a explosão – Aquarela Kids. O evento chamou atenção de todo o comércio local e transeuntes no percurso.

Eixo estudado: História e Pertencimento, Poluição, Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã.

Corpo Hídrico: Rio Cação Vermelho.

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
De agosto a novembro de 2024

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto

– Campo de experiência “O eu, o outro e o nós”: demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

– Campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”: apropriar-se de gestos e movimentos da sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

– Campo de experiência “Escuta, fala,pensamento e imaginação”: dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades e opiniões.

– Campo de experiência “Espaços,tempos,quantidades,relações e transformações”: compartilhar com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

Número de estudantes envolvidos
47 estudantes.

Metodologia empregada
Pesquisa de livros da literatura infantil; Exploração do entorno do rio Cação vermelho próximo da unidade escolar; Mídia; Fotos; Brinquedos; Materiais recicláveis (garrafas, papelão, lata); Tecido; Camisas brancas; Tintas guache.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
O maior desafio é a participação de todos os responsáveis. Frequentemente é necessário conversar pessoalmente com alguns responsáveis sobre a importância da parceria deles nos projetos da escola.

Objetivos alcançados
Explorar o entorno do Rio Cação Vermelho, próximo da unidade escolar, percebendo-se como parte dele, descobrindo sua história.
– Observar com as crianças, pequenos animais que vivem no ambiente próximo da unidade escolar.
– Praticar ações de preservação da natureza, reconhecendo os impactos de suas ações em relação à preservação do rio;
– Promover campanha de preservação, sustentabilidade e saúde voltadas para a comunidade escolar.
– Vivenciar experiências de pertencimento ao território.

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Cadastre-se e receba nossa news