Creche Municipal Ayrton Senna
CRE: 10ª
Zona: Oeste
Professora: Silvania de Oliveira
Nome do projeto: “Preciso de água”
Iniciativa da Creche Municipal Ayrton Senna, em torno do Rio Guandu Mirim, envolve 76 alunos em ações lúdicas de preservação da água e cidadania

Descrição das atividades:
A atividade foi realizada em etapas. Primeiro conversamos sobre o Rio Guandu Mirim, bem como sua importância e os incentivamos a preservá-lo. Apresentamos desenhos animados sobre o rio. Decidimos com a equipe construir um jardim com material reciclável. Pintamos os pneus, junto com as crianças, buscamos a terra, adubo e mudas no Horto e finalmente, após colocarmos a terra nos pneus, as crianças plantaram e regaram as mudas escolhidas. A família revitalizou o jardim construído com material reciclado, pintando e desenhando no muro que cerca o jardim. A professora do EI 22 caracterizou-se de gotinha d’água e contou uma linda história, apresentando de forma lúdica o ciclo da água, para todas as crianças da creche. As crianças tomaram banho de mangueira e deram banho em suas filhas (bonecas). As crianças brincaram de caça tesouros da natureza ( flores e folhas caídas, pedras ) colocaram o tesouro na água e congelaram, a fim de apresentar os estados físicos da água. Confecção de cartaz representando o rio sujo e o rio limpo. Realizamos uma pesca divertida com uso de pregadores e peneira. Promovemos a experiência de boia e afunda. Após a contação da História “A viagem da sementinha, as crianças plantaram sementinha, as professoras do EI 32 fixaram a semente de mamão numa folha com durex( cena do livro ) e cada aluno levou a semente até o terreno da creche e plantou. Após contar a História do Sapo Bocarrão, a professora da EI 32 levou as crianças ao parquinho e brincou com eles de corrida do sapo. Pintura do desenho do sapo. As crianças andaram sobre uma ponte feita de papelão, a fim de simular os cuidados com os animais dos rios, por exemplo, cobra e jacaré. Atividades sobre onde podemos encontrar água, com o uso de água e tinta. Dramatização da história “A Margarida Fiorenta”.
Eixo estudado: História e Pertencimento, Poluição, Preservação do qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água.

Corpo Hídrico: Rio Guandu Mirim.
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto: O eu, o outro, nós. Gestos, corpos e movimentos. Orientar a introdução de temas ambientais na Educação Infantil. Incentivar a interação das crianças com o meio ambiente e a compreensão de sua importância.
Número de estudantes envolvidos:
76 estudantes.
Metodologia empregada: Exibição do vídeo “Pardinho”. Roda de conversa sobre o Rio Guandu Mirim. Pintura de pneus, para construir um jardim. Pintura do muro, com guache. Contação de história, com adereços e figurinos, para apresentar o ciclo da água. Banho de mangueira nas crianças e nas bonecas. Utilização de elementos da natureza, para fazer experiências de boia ou afunda. Leitura da história “A viagem da sementinha”. Plantação de semente de mamão. Leitura da história “O Sapo Bocarrão”. Pintura do desenho do sapo com guache. Brincadeira de faz de conta, usando papelão. Atividades sobre onde podemos encontrar água, com água e guache. Dramatização da história “A Margarida Fiorenta”. Releitura da música “Perto da casa tem uma árvore”, com papel 40k, giz de cera e tesoura. Nessa atividade foi possível introduzir noções de geometria.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados:
O tempo hábil.
Objetivos alcançados
Os alunos estão fechando a torneira, evitando jogar alimentos e qualquer lixo no chão, abraçam as flores e pedem para molhar as plantas, todas as vezes que vamos ao jardim. Além disso, corrigem os colegas que não praticam a preservação.
O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
veja outras experiências do Esse Rio É Meu



