Escola Municipal Delfim Moreira
CRE: 3ª
Zona: Norte
Professora: Angela Regina de Freitas
Nome do projeto: “Rio lixo-rio Meu Esse Rio é Meu”
Escola Municipal Delfim Moreira envolve 200 alunos em ações de pertencimento, cidadania e educação ambiental no programa Esse Rio É Meu.
Descrição das atividades
Rodas de conversa, estudo de mapas online, análise das condições de visitação do ‘nosso rio’ (Canal do Cunha trecho que corta o Jacarezinho), mobilização da comunidade escolar para obtenção de imagens recentes do trecho em redes sociais ou produzidas pelo grupo, análise das imagens obtidas observando não só o espaço, mas também as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Rodas de conversa para analisar as imagens obtidas e as condições de obtenção das mesmas. Reflexão sobre como podemos impactar o rio se não podemos acessá-lo. Discussão sobre qual é o “nosso rio”, se somente o corpo hídrico ou toda a cidade.
Eixo estudado
História e Pertencimento, Exercício da atitude cidadã, Engajamento das instituições afins
Corpo Hídrico
Canal do Cunha.
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
A pedagogia de projetos tem como objetivo principal formar cidadãos independentes, críticos e participativos na sociedade. Desenvolver a autonomia dos alunos. Possibilitar uma formação educacional e um desenvolvimento cognitivo e social
Número de estudantes envolvidos
200 estudantes.
Metodologia empregada
Concordamos que não podemos separar o corpo hídrico da cidade e do momento histórico. A partir da convicção sobre pertencimento que relaciona o rio à cidade do Rio de Janeiro e à nossa comunidade escolar, listamos os pontos negativos e positivos que vemos em ambos ( rio e cidade). Produzimos imagens artísticas com diferentes materiais, preparamos murais com estas imagens filmando a montagem. Editamos os vídeos inserindo áudios sobre o tema. Aproveitamos a produção para participar do concurso de vídeos para o G20. Exibiremos nossa produção na Feira de Ciências deste ano.
Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados
Além da dificuldade de aproximação física do corpo hídrico por conta do ambiente hostil à produção de imagens e ações de impacto, lidamos com as dificuldades técnicas para a produção de áudios e vídeos. Contornamos a dificuldade do território obtendo imagens que circulam na internet, embora, mesmo ali, tenhamos nos confrontado com imagens que geraram debates entre os alunos. E as dificuldades técnicas foram contornadas nas tentativas e erros e nas trocas entre os alunos.
Objetivos alcançados
Os alunos reconhecem a importância de expressar suas opiniões, utilizando técnicas artísticas variadas. A consciência de que cada ato conta tanto na poluição das águas quanto na luta por melhorias ambientais ampliou o respeito ao território e à cidade.
O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
veja outras experiências do Esse Rio É Meu



