Creche Municipal Nosso Cantinho
CRE: 3ª
Zona: Norte
Professora: Mariana Botelho Coimbra Ribas
Nome do projeto desenvolvido: “O Rio Joana é nosso!”

Creche Municipal Nosso Cantinho promove diferentes atividades para recuperar o Rio Joana
Descrição das atividades
Apresentação de vídeo do rio Joana. Observação da rua da creche. Conversa sobre soluções. Livro: Vamos abraçar o Mundinho. Reconhecimento de ações boas e ruins para o planeta. Brincadeira com materiais não estruturados. Reflexão sobre sustentabilidade. Confecção de painéis: Mundinho triste x Mundinho feliz. Livro: Pequenos ajudantes. Compromisso: pequenos ajudantes. Confecção de móbile: cuidado com o entorno. Confecção de “Papa lixo”. Atividade psicomotora com o “Papa lixo”. Livro: Fábrica de brinquedos. Abertura da fábrica de brinquedos da turma. Confecção e brincadeira com jacaré. História: Não é uma caixa. Brincadeira com caixas. Pintura em movimento. Confecção e brincadeira com avião. História: O jogo do vira-vira. Atividade psicomotora: Vira-vira. Dobradura e brincadeira com aviões. Livro: O papel que queria ser um barquinho. Dobradura de barcos. Confecção de barco. Dramatização da limpeza do rio com barco. Conversa: Sonhos com o rio Joana. Brincadeira com barcos de papel na água. Circuito sensorial – Ponte sobre rio. Atividade psicomotora: Pula rio. Visita ao CCBB para exposição indígena. Observação do rio Joana no caminho. Confecção de rio ideal. Brincadeira com casca de coqueiro na água. Pintura com os pés do rio no corredor. Ação de preservação: Reutilização da água dos ares-condicionados para rega das plantas. Peças de teatro sobre o cuidado com o planeta. Exposição de brinquedos reciclados. Orientação sobre reciclagem e reutilização dos materiais para as famílias.
Eixo estudado
Poluição, Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água.

Corpo Hídrico
Rio Joana.
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Fevereiro de 2024 e ainda está em andamento.
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI02CG02) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. (EI02CG03) Fazer uso de suas possibilidades corporais, ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. (EI02CG05) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc. (EI02CG06) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. (EI02TS02) Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes. (EI02TS03) Expressar-se por meio de linguagens como a do desenho, da música, do movimento corporal e do teatro. (EI02TS04) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. (EI02OE01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (EI02OE03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). (EI02OE04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. (EI02OE05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidas, etc. (EI02OE07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais e suas características gráficas. (EI02OE09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. (EI02ET06) Analisar situações problema do cotidiano, levantando hipóteses, dados e possibilidades de solução.

Número de estudantes envolvidos
23 estudantes.
Metodologia empregada
O projeto “Esse Rio É Meu” foi realizado de forma interdisciplinar e transversal, em consonância com os demais projetos da unidade ao longo do ano e alinhado à extensão do repertório cultural de nossas crianças.
O Rio Joana foi apresentado juntamente com os problemas ambientais enfrentados na região, provocando-os a refletir sobre o seu papel como agentes transformadores. De forma divertida e lúdica, as crianças exploraram diferentes maneiras de cuidar do entorno, do rio e do planeta. Visando a preservação do ambiente e a conscientização através do exemplo de nossas atitudes, foram utilizados ao longo do projeto materiais reciclados.
Através de histórias, brincadeiras, músicas, rodas de conversa, vídeos, peças de teatro, atividades psicomotoras e sensoriais, exposições, passeios, pinturas e desenhos em diferentes superfícies e com diversos materiais, a turma pôde reconhecer o seu corpo e o ambiente, explorar seus sentidos, expressar-se livremente, dialogar, questionar, refletir e cuidar de si, do outro e do ambiente.
Entendendo a importância de estender às famílias este processo de conscientização, a participação dos responsáveis foi primordial ao longo do projeto. As famílias participaram ativamente na doação dos materiais que foram reutilizados ao longo das atividades, incentivando-as a desenvolver práticas sustentáveis e assumir sua responsabilidade ambiental. Além das doações realizadas para o projeto, a Unidade Escolar já possuía pontos de coleta de tampinhas de garrafa, óleo de cozinha, pilhas e baterias, que foram amplamente divulgados para os familiares.
Assim, de forma ativa, as crianças estão reconhecendo a importância de cuidar do espaço em que vivem e refletindo sobre o impacto de suas ações no ambiente.
Esperamos um dia poder transformar o rio Joana e o nosso entorno em ambientes mais limpos para que a comunidade possa usufruir destes espaços livremente, de forma saudável.
O projeto não foi finalizado pois acreditamos que as boas práticas nunca devem ter um fim. Continuaremos incentivando as crianças, seus responsáveis e toda a comunidade do entorno à mudança de comportamento, a fim de consolidar uma cultura de responsabilidade ambiental e de construir um futuro sustentável.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
A distância do rio Joana da unidade escolar e a faixa etária dos estudantes envolvidos não possibilitaram a ida ao local para observar o real estado em que ele se encontra. Superamos este desafio com o uso de vídeos e imagens do local e aproveitamos a visita à exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” no CCBB para avistá-lo de dentro do ônibus.

Objetivos alcançados
Sensibilização das crianças, das famílias e dos profissionais sobre o cuidado com o meio ambiente. Perpetuação do discurso sobre práticas sustentáveis. Elaboração de hipóteses, identificação de problemas e busca de soluções, ampliando a visão acerca dos problemas encontrados no território. Impacto positivo na comunidade escolar, fomentando a mudança de hábitos e promovendo um olhar mais sensível e responsável em relação ao cuidado com o planeta. Percepção das atitudes individuais que impactam no entorno. Participação ativa dos familiares no desenvolvimento de práticas sustentáveis. Esclarecimento às famílias sobre o direcionamento dos materiais descartados, transformando-os em fonte de renda e combatendo situações de miserabilidade.
O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
veja outras experiências do Esse Rio É Meu



