Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla recupera o sentimento de pertencimento entre os estudantes ao trabalhar o resgate do Rio Tindiba

Cerca de 60 alunos participaram do projeto.

Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla
CRE:
Zona: Oeste
Professora: Rebeca Magalhães Costa
Nome do projeto desenvolvido: Capitão Limpeza e os super-alunos da Cegalla em uma missão de resgate do meio ambiente.

Descrição das atividades
As atividades iniciaram com uma pesquisa de campo feita pela professora Rebeca, juntamente com dois alunos do primeiro ano da turma 1103: Bento Barbosa e Nathan Cassoma, e a mãe representante do CEC, que foi ao rio Tindiba, localizado na Rua Albano, perto da nossa escola. Analisamos o rio e seu entorno, que possui uma pracinha para crianças. Os alunos alertaram, em um vídeo transmitido a toda a comunidade escolar, sobre a importância do cuidado com as águas, especialmente a preservação delas. Depois disso, discutimos com os alunos do primeiro ano como poderíamos fazer a nossa parte e levantamos a hipótese: se existisse um super-herói, como ele seria? Após esse estímulo, o aluno Nathan Cassoma pediu um papel e desenhou seu super-herói. No verso, ele criou uma história em quadrinhos (HQ) contando como o super-herói surgiu: um aluno entrou no laboratório da escola e colocou os quatro elementos da terra em uma máquina para se tornar o Capitão Limpeza, que nos ajudará a salvar o planeta. Com o desenho em mãos, procuramos a secretária escolar, que é artesã, para confeccionar o Capitão Limpeza em formato de boneco. O Capitão Limpeza foi apresentado à comunidade escolar em uma peça de teatro intitulada ‘Capitão Limpeza e o Cuidado dos Rios’, incentivando todos a cuidarem das águas e a preservarem o meio ambiente, além de pedir que não joguem lixo nas ruas. Além disso, o projeto mobilizou a comunidade escolar a arrecadar tampinhas. Os alunos do primeiro ano elaboraram vários cartazes de conscientização ambiental e decoraram a escola com flores feitas de tampinhas PET. Construímos uma parceria entre a escola e as famílias por meio desse projeto, solicitando aos responsáveis que confeccionassem, junto aos alunos, uma placa de conscientização ambiental a ser exposta na escola.

Eixo estudado
Poluição, Enchentes e Desabamentos, Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água.

Corpo Hídrico: Rio Tindiba.

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
De agosto a outubro de 2024.


Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto:
As competências da BNCC que estão sendo desenvolvidas nesse projeto foram: Conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, cultura digital, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia, cooperação e responsabilidade e cidadania. (EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. (EF02CI05) Investigar em diferentes ambientes do seu cotidiano ou da sua região a importância da água e da luz para a manutenção da vida e dos seres vivos. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representam fonemas. (EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Número de estudantes envolvidos:
60 estudantes.

Metodologia empregada
Como a turma envolvida é do 1º ano, uma estratégia utilizada foi desenvolver nos alunos a autoestima, a autoafirmação e trabalhar no contexto lúdico, sobretudo a partir de suas vivências, pois o universo do super-herói é tão vívido e presente na rotina deles. Logo, desde o início do ano em sala de aula, trabalhamos com o ‘super-aluno’, que usa uma capa quando é escolhido e ajuda em todas as questões da sala de aula, no meio ambiente escolar e até mesmo como ajudante que fiscaliza se todos estão engajados nas atividades. Visando promover nos alunos o protagonismo, a liberdade de criação e um espaço criativo onde possam se expressar sem restrições, surgiu, assim, o Capitão Limpeza, de maneira espontânea e especial. Utilizamos recursos audiovisuais, pois o universo infanto-juvenil atualmente está bastante voltado para as redes sociais, como, por exemplo, TikTok e YouTube. Logo, os alunos mais desinibidos foram escolhidos para protagonizar as criações, a confecção dos vídeos e o teatro. O que vale muito a pena é ouvir, no final, um aluno dizer: ‘Obrigada, professora, amei participar desse projeto!’

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
Os principais desafios enfrentados foram em relação à violência em torno da escola. Para conseguir levar alguns alunos para filmar no rio Tindiba, precisávamos esperar o momento em que tudo estivesse tranquilo e conseguimos realizar a visita em parceria com a mãe representante do CEC, moradora da comunidade da Chacrinha. A questão do teatro também foi desafiadora devido aos constantes ensaios e à dificuldade de concentração dos alunos pela faixa etária. Porém, esses foram os principais desafios, pois, em tudo que propusemos, os alunos entregaram além do que havia sido pedido, e houve uma bela parceria com os responsáveis.

Objetivos alcançados
A promoção da conscientização sobre a preservação ambiental, a sustentabilidade e, sobretudo, o senso de pertencimento e responsabilidade social em relação ao meio ambiente em que estão inseridos. Recebemos relatos de responsáveis que afirmam que seus filhos têm motivado a família a cuidar do meio ambiente e, principalmente, a não deixar lixo no chão. 

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Cadastre-se e receba nossa news