Creche Municipal Tia Dora
CRE: 1ª
Zona: Centro
Professora Josilene Maria de Lima Santos
Nome do projeto desenvolvido: “Seja gentil com a cidade.”
O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Descrição das atividades
Nossa unidade não tem rios próximos, mas fica bem próximo da Baía de Guanabara, e Zona Portuária. Iniciamos o Projeto tratando sobre o lixo que cai da caçamba instalada em frente à unidade, provocando entupimento dos bueiros e alagamentos na rua. Realizamos com as crianças um trabalho de conscientização com os moradores da comunidade panfletando sobre o descarte adequado do lixo. Em seguida, realizamos com as crianças a coleta de lixo que estava na rua e depositamos na lixeira. Realizamos uma oficina de reciclagem com as crianças ensinando a fazer brinquedos com materiais que normalmente são descartados, como rolos de papel higiênico, pratos de papelão, tampas e garrafas pet, copo de iogurte entre outros.
Também iniciamos o Projeto “Preserva-ação, óleo na Baía não!” Em parceria com uma organização filantrópica, recolhemos o óleo usado e enviamos para uma instituição que utiliza o óleo para produzir recursos em favor da recuperação de dependentes químicos. Destacamos a importância de ser gentil com o planeta cuidando da natureza pois esta contribuição é fundamental para preservar o planeta. Também participamos do projeto horta, realizado pela equipe pedagógica da Ação da Cidadania localizada ao lado de nossa unidade. Dando continuidade a esta ação, trabalhamos com a turma EI-52 o tema reaproveitamento de cascas de alimentos, com uma deliciosa receita de bolo de banana, enfatizando a importância de se aproveitar tudo que for possível para evitar a poluição do planeta de modo geral, e destacando a importância da alimentação saudável para termos cidadãos saudáveis e consequentemente um planeta saudável.
Fechamos este primeiro ciclo com a feira de ciências, na qual foram abordados estes temas e outros que ainda terão continuidade no próximo ciclo. Confeccionamos o estandarte GENTILEZA, que nos acompanha sempre que iniciamos e terminamos uma ação a fim de sempre trazer a memória a importância de ser gentil com o meio e o ambiente em que vivemos. Desta forma o projeto “Esse Rio é meu” tem sido trabalhado de forma interdisciplinar valorizando a preservação do planeta como um todo.

Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Enchentes e Desabamentos, Preservação do qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água, Engajamento das instituições afins.
Corpo Hídrico
Baía de Guanabara
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Desde abril de 2024 vem sendo realizado.

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
EF03GE08: Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
EF05GE10: Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
Número de estudantes envolvidos
150 estudantes
Metodologia empregada
Estratégias: Conscientização da comunidade através de distribuição de panfletos; coleta de lixo jogado na rua de forma inadequada; plantio de sementes através do projeto horta; coleta de óleo de cozinha em parceria com empresa filantrópica; produção de brinquedos utilizando materiais que normalmente são descartados.
Recursos utilizados: material humano, lixeiras, luvas, panfletos, recipiente coletor de óleo, vídeos para conscientização, sacos de lixo, terra, mudas de plantas, ferramentas para jardinagem e EVA.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
Comunidade com pouco conhecimento sobre educação ambiental, pouco envolvimento da comunidade com o tema abordado, pouca valorização do trabalho desenvolvido pelas crianças. Para superar estes desafios foi necessário bastante perseverança. Conseguimos envolver a comunidade no projeto através de muita divulgação, alegria e motivação das crianças na realização das atividades. Esta questão foi o ponto crucial, pois, a comunidade presenciando o empenho das crianças se sentiram motivadas a abraçar o projeto, nós criamos o projeto, mas os protagonistas principais foram os alunos.

Objetivos alcançados
Comunidade mais consciente sobre o descarte de lixo, já não temos tanto lixo espalhado na rua. Menor quantidade de óleo descartado de forma inadequada, alunos com responsabilidade ambiental apesar da pouca idade, alguns falam para as famílias “não pode jogar lixo na rua”. A rua da creche com quase nada de lixo no chão. Crianças com consciência que precisamos cuidar do planeta como um todo, sendo gentis com os rios, mares, plantas, animais, sendo gentis com a cidade.