Escola Municipal Henrique de Magalhães
CRE: 8ª
Zona: Oeste
Nome do(s) professor(es(as): Patrícia de Souza França
Nome do projeto desenvolvido: “Conhecer para preservar: Você conhece o Rio das Tintas?”
O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Descrição das atividades
Nossos alunos se debruçaram, ao longo do ano, sobre o “Rio das Tintas”, localizado no entorno de nossa unidade. No ano em que nossa cidade sediou o encontro do G20, foi urgente refletirmos sobre o ODS 6: “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.” Os estudantes foram apresentados à história e geografia do curso d’água – cujo nome refere-se ao período em que suas águas recebiam o despejo de dejetos da Fábrica Bangu -, ficando claro que estudar o Rio das Tintas passava também pela história e memória de nosso território. Após isso, foi realizada uma visita ao Rio das Tintas e recolhidos depoimentos de moradores sob a orientação das professoras Patrícia França e Carina Figueiredo. A partir das reflexões provocadas por essas ações, os alunos propuseram a produção de um folheto para ser distribuído a moradores e transeuntes do bairro. Afinal, a informação é o principal caminho para a preservação. Nossa escola foi às ruas! Cerca de 300 folhetos foram distribuídos entre moradores e transeuntes nas ruas do entorno da escola e do rio. Lojas da região também receberam o folheto para distribuir entre seus clientes. Nele, o leitor entra em contato com a história do rio, sua localização hidrográfica, depoimentos de moradores, além de produções artísticas (um desenho e um poema) produzidos por nossos estudantes sobre o rio. Esperamos que as informações saiam das linhas do folheto e se convertam em ações em prol do nosso Rio das Tintas.
Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Enchentes e Desabamentos, Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água.
Corpo Hídrico
Rio das Tintas
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
De abril a outubro de 2024.
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
EF09CI13: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedida;
EF08CI16: Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana;
EF07CI08:Avaliar como os impactos de catástrofes naturais ou mudanças nos componentes de um ecossistema afetam as populações;
EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Número de estudantes envolvidos
35 estudantes
Metodologia empregada
Trabalho em pares. Aprendizagem baseada em projeto (estudantes foram confrontados com questões e problemas da sua comunidade e instigados a buscarem soluções de forma cooperativa). Visita guiada. Leitura coletiva de textos. Produção coletiva de textos.
Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
O principal desafio encontrado consistiu no estereótipo negativo sobre o Rio das Tintas, menosprezado como “mero valão”. Foi necessário enfatizar a identidade do curso d’água como rio. Enfatizar sua história e memória fez os alunos passarem a valorizar o Rio, identificando sua importância para a comunidade local e a refletir sobre o nosso papel em prol da preservação do Rio das Tintas.
Objetivos alcançados
Desenvolver consciência sobre os impactos das ações humanas sobre cursos do rio. Compreender o conceito de sustentabilidade. Estimular uma atitude em prol da sustentabilidade. Propor iniciativas para a solução de problemas ambientais na comunidade. Incentivar o protagonismo estudantil.