
Aos 59 anos, Ana Lúcia Fraga decidiu reinventar-se profissionalmente e seguir um antigo chamado: a educação. Moradora de Laranjeiras e estudante de Pedagogia na UNIRIO, ela já soma uma trajetória marcada pelo compromisso com o meio ambiente e o aprendizado coletivo. Formada em Gestão Ambiental, encontrou na educação ambiental comunitária o impulso para se tornar educadora. Hoje, entre o estágio na Educação de Jovens e Adultos e o sonho de atuar na Educação Infantil, Ana Lúcia busca unir sensibilidade, experiência e propósito para transformar o ensino em um espaço de descoberta e conexão com a natureza.
Meu nome é Ana Lúcia Fraga, tenho 59 anos, moro no bairro de Laranjeiras e estudo Pedagogia na UNIRIO. Pedagogia é minha segunda graduação; sou formada em Gestão Ambiental e tive a oportunidade de trabalhar com educação ambiental de base comunitária. Essa experiência me despertou para a educação e percebi que precisava estudar e me tornar educadora — foi como um chamado. Todos à minha volta, incluindo meu marido, meus filhos e amigos, sempre me apoiaram nessa decisão.
Minha intenção é atuar na Educação Infantil, pois acredito na importância do brincar ao ar livre e da vivência lúdica na primeira infância. Inclusive, minha monografia será sobre Educação Ambiental na Educação Infantil. Sinto que as crianças de 0 a 6 anos estão cada vez mais afastadas do contato com a natureza, e muitas escolas estão “emparedadas”, limitando experiências essenciais ao desenvolvimento. Pretendo me especializar e futuramente realizar um mestrado em Educação para aprofundar ainda mais minha prática pedagógica.
Atualmente, estou no sexto período da UNIRIO, que conta com nove períodos no curso de Pedagogia, e me formarei em julho de 2027. Estou estagiando na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma experiência diferente da Educação Infantil, mas igualmente enriquecedora. A maioria dos alunos não teve a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo, e agora busca resgatar seu aprendizado. Essa experiência me permite compreender diversas realidades educacionais e reforça meu compromisso com a construção de saberes.
Adoro trabalhar com projetos pedagógicos, especialmente aqueles que surgem espontaneamente das crianças e são desenvolvidos em conjunto pela turma. Esse tipo de prática é desafiador, pois o objetivo não é apenas o resultado, mas a própria construção do conhecimento, trocando saberes de forma significativa com os alunos. Imagino minha atuação em sala de aula sempre nesse formato, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.
Quanto aos desafios da profissão, acredito que todas as áreas apresentam obstáculos, mas a carreira docente precisa ser mais valorizada. O professor enfrenta múltiplas demandas e, ainda assim, muitas vezes não recebe o reconhecimento adequado. Ser professor no século XXI exige atualização constante, especialmente no que diz respeito às novas tecnologias, para atender às necessidades de uma educação dinâmica e inclusiva.
Minha trajetória mostra que nunca é tarde para se reinventar. Após trabalhar por muitos anos na área comercial e mais 15 anos como corretora de imóveis, encontrei na educação a realização pessoal e profissional que sempre buscava. Sou mãe de dois filhos adultos e avó de Leon, que tem 1 ano e 6 meses, e é com essa experiência de vida que trago dedicação e sensibilidade para minha prática pedagógica.