Foto de Albert Andrade
Inteligência Artificial, mudanças climáticas, futuros desejáveis. Há poucos anos, não poderíamos imaginar esses debates no cotidiano da educação básica. Eles se unem a temas que sempre estão na ordem do dia: a urgência de uma sala de aula mais acessível e inclusiva para todas as pessoas. A integração desses assuntos é a premissa da 9ª edição do Inspira Ciência, programa de formação continuada para professores da Educação Básica realizado pelo Museu do Amanhã. O projeto, apresentado pela IBM com correalização da British Council, tem inscrições abertas no site oficial do Museu do Amanhã até 2 de maio.
Após já ter capacitado mais de 900 profissionais do ensino, o programa está de volta com cinco encontros virtuais ao vivo que acontecem aos sábados – em 7, 14 e 28 de junho e de 5 e 12 de julho de 2025 – utilizando-se de metodologias que privilegiam a investigação, o diálogo e a colaboração. Todos contam com intérpretes de Libras.
clique aqui e faça sua inscrição
Composta por pesquisadores das áreas de Astronomia, Geologia, Biologia, Educação Étnico-Racial, Ecologia, Antropologia e do ensino de ciências por investigação, o curso abordará assuntos como educação antirracista, acessibilidade para PCDs, música e ensino de ciências, além de metodologias de ensino por investigação.
Os profissionais serão selecionados para 200 vagas com abrangência nacional, distribuídas igualmente pelas cinco regiões do país, respeitando critérios de gênero, geográficos, étnico-raciais, quilombolas, comunidade LGBTQIAPN+ e inclusão de pessoas com deficiência. As atividades promovem a troca de experiências entre educadores e formadores e o incentivo à aplicação de metodologias investigativas em sala de aula, sempre com o apoio de especialistas na área e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa incentiva que assuntos relacionados aos eixos temáticos do Museu do Amanhã, como a sustentabilidade, sejam trabalhados não apenas durante a formação, mas sobretudo em sala de aula.
“O Inspira Ciência é, para nós, uma oportunidade para ecoarmos o que apresentamos em nossas ações formativas para as salas de aula de todo o país. Como um museu de ciências conectado com o atravessamento dos tempos para a construção de um futuro plural e sustentável, nossa missão hoje em dia está intrinsecamente ligada às transformações socioambientais, atravessadas pelas mudanças climáticas, além de reconhecermos a importância dos mais diversos tipos de inteligências para a resolução e a mitigação dos impactos”, explica Camila Oliveira, Gerente-geral de Conteúdo do Museu do Amanhã.