Esse Rio é Meu: estudantes da Escola Municipal Edgard Werneck criam o ‘Museu do Rio Sangrador’ para despertar a consciência ambiental

Projeto foi desenvolvido pela professora Tatiana Braga.

Escola Municipal Edgard Werneck
CRE:
Zona: Oeste
Professora: Tatiana de Souza Mattos Braga
Nome do projeto desenvolvido: “Estudantes da Escola Municipal Edgard Werneck.”

Descrição das atividades
Demos início às atividades assistindo ao vídeo que mostra a poluição do rio Sangrador, os alunos realizaram pesquisas sobre o rio e, através de uma roda de conversa, trocaram informações com a turma e colocaram as curiosidades e dúvidas surgidas durante a pesquisa. Alguns alunos trouxeram relatos de familiares antigos na região. Promovemos o desenvolvimento de competências e habilidades em diferentes áreas de conhecimento. Os alunos puderam expressar seus sentimentos e reflexões por meio de poesia e outros gêneros textuais. Promovemos também rodas de conversa com representantes e especialistas. Recebemos a visita de Yuri Leal de Amorim, diretor da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) e professor de história, e de Leilo Augusto de Campos Araújo, professor e membro da AMAF. Foram apresentados mapas que datam de mais de 200 anos atrás e que mostram os rios como canais de transporte para o escoamento das produções do então conhecido como Sertão Carioca. Em outra ocasião, recebemos a visita da engenheira Patrícia Montezuma e da assistente social Edenilza Cesário, funcionárias da Fundação Rio-Águas, para uma conversa sobre as obras realizadas nos rios da nossa cidade, como é feita a manutenção desses rios, como podemos ajudar e evitar as enchentes no nosso entorno, entre outros assuntos. Reunimos Yuri Leal, diretor da AMAF, Veronica Beck, advogada e professora, membro do Subcomitê da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá e da AMAF; e Marcelo Calvano, líder no Rio de Janeiro da ONG Instituto Limpa Brasil. Yuri falou sobre a história dos rios da nossa região e a importância de preservá-los. A Advogada Veronica Beck falou sobre o problema do lixo nos recursos hídricos e as consequências disso para a fauna que habita nossos mares e para os próprios seres humanos, as áreas de proteção ambiental e a campanha pela criação de uma nova área de preservação permanente em Jacarepaguá. Já Marcelo nos contou um pouco sobre o Instituto @limpabrasil, o #diamundialdalimpeza e o movimento #criancasquelimpam, destacando a importância do descarte correto dos resíduos, principalmente do plástico. Por fim, apresentamos tudo que aprendemos para a nossa comunidade escolar. Criamos o “Museu do rio Sangrador”, onde fizemos uma espécie de circuito em que os visitantes seguiram o “trajeto de um rio”  para conhecer 5 estações, cada uma delas abordando um dos conhecimentos desenvolvidos neste trabalho.

Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Enchentes e Desabamentos, Preservação da qualidade das águas, Uso consciente e produtivo da água, Engajamento das instituições afins.

Corpo Hídrico
Rio Sangrador.

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos. Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Entre outros.

Número de estudantes envolvidos
65 estudantes.

Metodologia empregada
Exposição de vídeos, debates, rodas de conversa, seminários, exposição, produção escrita, entre outros.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados
Engajar a comunidade na preocupação em relação à preservação do rio. Acredito que a exposição e as entrevistas feitas pelos alunos trouxeram um olhar mais cuidadoso com o rio.

Objetivos alcançados
Reconhecimento da importância do rio para a nossa comunidade. Sentimento de pertencimento para tornar a preservação algo mais importante e urgente. Reconhecimento da comunidade em relação ao trabalho montado e apresentado pelos alunos. Conhecimento sobre a história do nosso rio, entre outros.

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

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