Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini investe na reciclagem como forma de conscientizar estudantes sobre a preservação de rios e mares

Projeto foi desenvolvido pela professora Thaís Padilha.

Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini
CRE:
Zona: Oeste
Professora: Thaís Louro Padilha
Nome do projeto desenvolvido: “Reciclagem como forma para preservar Rio e Mares”

Descrição das atividades
A professora mediadora do projeto, Thaís Louro, foi até o local fazer uma expedição ao Rio do Lúcio para observar e conhecer mais sobre a característica física do local. Foi realizada fotografias do local. Na escola as crianças puderam analisar as fotos e confeccionar cartazes sobre o Rio que elas analisaram e o Rio que elas desejam ver no futuro.

Na segunda etapa do projeto “Esse Rio é Meu”, os alunos da Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini aprenderam sobre a importância da coleta seletiva do lixo para a reciclagem, como identificar as lixeiras e seus respectivos materiais e o impacto que os lixos descartados de forma errada pode causar ao meio ambiente. Ainda tiveram a oportunidade de observar como o óleo de cozinha se comporta em contato com água e refletiram sobre as consequências do descarte incorreto do mesmo nos rios e mares. Em um segundo momento partiram para a parte prática ao saírem nas imediações da escola, conversando com moradores a respeito da reciclagem e recolheram materiais para serem depositados nas lixeiras correspondentes. Com o engajamento da comunidade, os materiais recolhidos foram transformados em objetos para uso recreativo na escola e ferramentas de aprendizagem para jogos nas aulas de Educação Física.

Dando continuidade ao projeto e utilizando os materiais que estava sendo recolhido pela comunidade, as crianças deram início às confecções de brinquedos em que elas pudessem utilizar de forma recreativa. A culminância do projeto foi uma exposição de todos os brinquedos confeccionados pelos alunos, onde puderam experimentar e divertir-se.

Eixo estudado
Poluição, Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã.

Corpo Hídrico
Rio do Lúcio.

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais


Número de estudantes envolvidos
450 estudantes.

Metodologia empregada
Conhecimento do contexto: Conhecer, problematizar e promover reflexões sobre o contexto social.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados
No início foi contextualizar o Rio e como ele interferia na vida dos alunos e da comunidade, que foram superadas através de diálogos e exposições fotográficas da realidade do Rio do Lúcio.

Objetivos alcançados
A conscientização da limpeza dos Rios e o impacto que a reciclagem pode colaborar nesse processo.

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Cadastre-se e receba nossa news