Escola Municipal Fornovo
CRE: 5ª
Zona: Norte
Professora: Andrea Reis Vieira
Nome do projeto desenvolvido: “GET Fornovo e Rio Acari: uma parceria para o futuro”

Descrição das atividades
Este relato apresenta o desenvolvimento de uma atividade no GET Fornovo, focando na degradação do rio Acari, que faz parte do cotidiano dos alunos. Organizei uma sequência didática para despertar a consciência ambiental, promovendo a preservação do rio e o descarte correto de lixo.
Iniciamos com a escrita de uma paródia da canção “Atirei o pau no gato”, seguida pela confecção de placas e cartazes para uma apresentação à comunidade. Realizamos uma visita ao rio, onde os alunos apresentaram a paródia e participaram de uma passeata de conscientização.
O projeto “”Esse Rio é Meu”” gerou maior curiosidade sobre o rio Acari. Com o apoio da Professora Articuladora do Colaboratório, espaço maker da escola, utilizamos o Google Maps para explorar a extensão do rio, e discutimos sua história, revelando que no passado o rio era limpo.
Os alunos entrevistaram moradores mais velhos para validar a pesquisa e registraram suas observações em um diário. Assistimos a uma reportagem sobre a despoluição do rio Han, na Coreia do Sul, que inspirou os alunos a perceberem que a despoluição do rio Acari é possível, mas exige atenção às injustiças sociais.
Os alunos participaram do Dia do Meio Ambiente, realizando atividades de conscientização sobre o uso da água e a limpeza do Acari, incluindo a confecção de maquetes e cartazes. As ações foram divulgadas durante o desfile cívico em Rocha Miranda, com folders que destacavam a apresentação do Projeto Esse Rio é Meu, a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente.
Eixo estudado:
História e Pertencimento, Poluição, Enchentes e Desabamentos, Preservação do qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água.
Corpo Hídrico
Rio Acari.
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades
Março a outubro de 2024.
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido. EF89LP36
Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. EF03LP13
Identificar o fato central, as principais circunstâncias e as decorrências de uma notícia. EF69LP03
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. EF04GE11
Planejar e produzir folhetos para divulgar eventos, utilizando elementos visuais e textuais adequados ao gênero, como o tamanho da letra, o leiaute e as imagens. EF02LP18
Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
Agir de forma pessoal e coletiva, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais. EF05CI05
Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente. EF03GE08
Número de estudantes envolvidos
400 estudantes.

Metodologia empregada
Trabalho interdisciplinar, “aulas vivas”, pesquisas orientadas, pesquisa qualitativa (entrevistas), metodologia ativa com abordagem da cultura maker.


Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados
O maior desafio foi o tempo corrido com as atividades da SME. Foi superado com o envolvimento da escola, nas atividades propostas.

Objetivos alcançados
Despertar a consciência ambiental; Estimular o respeito e o cuidado com o meio ambiente; Compreender que é necessário consumir de forma consciente e que todo descarte indevido no rio Acari afeta o meio ambiente; Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo; e Incorporar a mudança prática de atitudes com relação à utilização dos recursos naturais. Inspirar os alunos a perceberem que a despoluição do rio Acari é possível, mas exige atenção às injustiças sociais.
O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
veja outras experiências do Esse Rio É Meu



