
Em um cenário em que a integridade da informação é constantemente ameaçada por fake news, algoritmos opacos e campanhas de desinformação com interesses econômicos e ou políticos, o Festival do Rio e o RioMarket promovem uma mesa redonda estratégica sobre um dos temas mais urgentes da atualidade: Audiovisual, cultura digital e a defesa da verdade: enfrentando a desinformação na crise climática e na democracia. O encontro acontece no dia 10 de outubro, às 16 horas, na Orla Conde – Armazém 6, Cais do Porto.
Com mediação de Silvana Gontijo, mesa reúne especialistas para discutir o papel do audiovisual e da cultura digital na defesa da verdade no evento de mercado do Festival do Rio
O encontro reunirá Frederico Assis, representante da COP30 responsável pelo tema da desinformação, o economista e ambientalista Sérgio Besserman, presidente do Jardim Botânico-RJ; André Basbaum, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o jornalista, ensaísta e professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Bucci acaba de lançar dois livros sobre a temática: A razão desumana (Autêntica Editora) e Que não se repita (Editora Seja Breve).
A proposta da mesa é debater os impactos da desinformação no enfrentamento da crise climática, na formulação de políticas públicas e na própria manutenção da democracia. O grupo também discutirá como o audiovisual, a cultura digital e os novos formatos narrativos podem atuar como instrumentos de conscientização e resistência em defesa da verdade. O objetivo é aproximar diferentes campos — da ciência ao entretenimento — para refletir sobre estratégias narrativas que combatam a manipulação da informação e fortaleçam o pensamento crítico da sociedade.
“Creio que possamos chegar a uma proposta concreta para a COP30 que defina como a audiovisual, a cultura digital, a comunicação, em todos os formatos narrativos, podem promover informações confiáveis e fortalecer o combate à desinformação e ao negacionismo, especialmente com relação ao meio ambiente. Para esse debate, vou trazer o ingrediente da mídia-educação, pois é imprescindível a gente inserir a educação como uma ferramenta essencial para uma comunicação responsável e ética”, destaca Silvana Gontijo, jornalista, escritora, presidente do planetapontocom e idealizadora do programa Esse Rio É Meu.
acesse aqui e adquira o seu ingresso gratuito
O debate integra a programação oficial do RioMarket, braço de negócios e formação do Festival do Rio, e reforça o papel do evento como espaço de reflexão sobre o papel do audiovisual diante dos grandes desafios contemporâneos.