Esse Rio é Meu leva cidadania e responsabilidade ambiental para a Creche Municipal Nova Brasília

Crianças se conectam com a natureza na Creche Nova Brasília.

Creche Municipal Nova Brasília
CRE:
Zona: Norte
Professora: Solange Maggi Peixoto
Nome do projeto desenvolvido: “O que temos e o que merecemos!”

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

Crianças aprendem a fazer o descarte correto do lixo na Creche Municipal Nova Brasília

Descrição das atividades
A problemática do lixo na rampa de acesso a creche vinha acontecendo desde 2006. Muitas foram as tentativas de parceria sem êxito, pois esbarravam na falta de parceria da associação de moradores e tudo que se implementou, não prosseguia. Porém com a troca de presidente da associação, vimos uma possibilidade e com a atividade do Maternal II, o que vemos da janela, inspirada no livro da “Minha janela”, pontuou o lixo na entrada da creche, o fedor e a presença de pombos. E surge o projeto: O que temos e o que merecemos! Criaram uma carta à comunidade e uma música sobre o descarte incorreto dos resíduos. Os responsáveis juntos com as crianças constataram a grande quantidade de lixo no chão, depois fizemos uma passeata e o informativo a Voz da comunidade foi cobrir a notícia. A repercussão foi boa e o presidente se comprometeu com as reivindicações. Com o apoio, a Comlurb retirou as caçambas e lavou o local. A creche em agradecimento fez um evento onde as crianças plantaram no local. E tivemos a visita surpresa do autor Otávio Junior, que foi comunicado sobre como o seu livro colaborou com a ação e foi prestigiar. A presença do autor, que tem sua origem na comunidade, reforçou que devemos lutar pelo que acreditamos. Nossos pequenos vivenciaram um movimento de cidadania e responsabilidade ambiental! Desde o dia da retirada das caçambas e da limpeza, não tivemos o cenário lamentável do lixo todo espalhando pelo chão, do chorume e do lixo que com a chuvas, poderiam poluir rios.

Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Exercício da atitude cidadã

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Abril a junho de 2023

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto

Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. (EI03ET03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. (EI03E003) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos(EI03E004).

Número de estudantes envolvidos
96 estudantes.

Metodologia empregada
Concomitantemente às atividades das crianças do MII sobre o que viam da janela, convocamos os responsáveis na entrada e descemos para que conversássemos sobre o lixo e após, ficou combinado que faríamos uma passeata. Utilizamos instrumentos musicais, a música produzida pelas crianças, faixa, convidamos o informativo VOZ DAS COMUNIDADES, que já havia vindo no ano anterior evidenciar a situação para mobilização da comunidade. Utilizamos a história “Da minha janela ” do autor Otávio Júnior e informamos a ele, na rede social dos desdobramentos da atividade com o seu livro e ele veio na unidade fazer uma contação de história para as crianças. Em agradecimento entregamos flores na comunidade e as crianças plantaram uma muda no local utilizando pneu (reaproveitamento do lixo) simbolicamente representando o lixo agora está a favor da natureza. Desenhos, registro de relatos em blocão, vídeo e fotos.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
Foram muitas as tentativas de parcerias e estratégias que a equipe já havia empreendido para retirar o lixo a céu aberto no acesso da creche, tivemos uma plantação, conseguimos uma banda musical que foi para comemorar a retirada do lixo, várias passeatas. Mas as ações não eram duradouras, pois a cultura do descarte incorreto pela comunidade era grande e o representante da associação não apoiava. Durante todos os 17 anos de ações nesse sentido, cogitamos desistir desse objetivo. Contudo, as crianças pequenas com olhar de quem ver as coisas pela primeira vez, não deixaram, ao constatar em uma atividade sobre o que viam pela janela relataram a problemática ambiental do lixo e reacenderam o desejo de tentar novamente! E com um novo presidente da associação as ações foram exitosas. Ele não só conseguiu a colaboração na limpeza, como conseguiu melhorias no corrimão da rampa de acesso, tapando buracos e ralos. Uma conquista para toda comunidade escolar!


Objetivos alcançados
Promoção de ação de responsabilidade ambiental de grande impacto.
– Envolvimento e parceria da comunidade escolar.
– Ampliação das relações interpessoais, desenvolvimento de atitudes de participação e cooperação, gerando sentimento de participação e sendo sujeito histórico e cidadão.


0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Cadastre-se e receba nossa news