Esse Rio é Meu: jovens cientistas na Escola Cândido Campos

Projeto recebeu o prêmio de melhores práticas do Esse Rio É Meu.

Escola Municipal Cândido Campos
CRE:
Zona: Oeste
Professora: Kátia Cristina Gil Antunes Alcântara
Projeto desenvolvido: Esse Rio É Meu: formando jovens cientistas

Educação ambiental e iniciação científica: alunos em agentes de mudança

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

Mural produzido pelos estudantes

Diagnóstico do Rio Valqueire: o olhar investigativo dos alunos

Descrição das atividades
A iniciação científica é uma importante ferramenta para despertar o interesse dos alunos pelo mundo da ciência e desenvolver habilidades importantes, como a curiosidade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. É uma forma de incentivar os alunos a explorarem o conhecimento e a encontrarem respostas para suas próprias perguntas. E o desenvolvimento do projeto Esse Rio É Meu, nas aulas de Geografia, incentivou os alunos a entenderem a importância do conhecimento científico e como ele pode e deve ser aplicado no seu dia a dia. Em 2023, iniciamos o projeto na semana do Dia Mundial da Água, promovendo atividades com o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos e colocar em discussão assuntos relacionados à importância de cuidar dos recursos hídricos. Demos continuidade ao projeto visitando in loco o Rio Valqueire e realizando pesquisa bibliográfica, executando a etapa 1, desenvolvendo o diagnóstico através das questões: localização, características históricas e físicas. Após o estudo bibliográfico, discutimos sobre os problemas encontrados e pesquisamos sobre cada item sinalizado, resultando na construção de mapas mentais, desenhos, maquetes e outros recursos didáticos que demonstram os principais problemas encontrados. Construímos um mural informativo e, também, um padlet para organizar e divulgar o trabalho desenvolvido. A partir desse diagnóstico, concluímos a etapa 2 do projeto formulando a pergunta problematizadora, o objetivo e as possíveis ações a serem tomadas na próxima etapa. Após a realização das ações (etapa 3), fizemos uma exposição do projeto e apresentamos para a comunidade escolar (etapa 4). O projeto continuará em 2025, através de um intercâmbio com as escolas particulares localizadas na Avenida Jambeiro.

Unidade escolar cuida do Rio Valqueire

Eixo estudado
Poluição, enchentes e desabamentos, preservação da qualidade das águas, exercício da atitude cidadã, e uso consciente e produtivo da água.

Corpo Hídrico
Rio Valqueire

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Março a julho de 2024.

Estudantes participam do programa

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
• Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

• Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

• Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

• Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

• Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

• Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

• Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

• (EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

• (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas

• (EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

• (EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

Jovens cientistas

Número de estudantes envolvidos
160 estudantes.

Metodologia
A iniciação científica pode ser considerada como um primeiro passo para a formação de jovens cientistas. Ao desenvolver um projeto de iniciação científica no ensino fundamental, os alunos têm a oportunidade de conhecer e experimentar o mundo da ciência, despertando o interesse e o gosto pela área. Portanto, a metodologia deve ser elaborada de forma que permita a participação ativa dos alunos, estimulando a curiosidade e a investigação. A seguir listamos algumas das estratégias utilizadas:

– Trabalho de campo para observação e obtenção de imagens do Rio Valqueire.
– Pesquisa sobre a história e as  características físicas e históricas do Rio Valqueire.
– Estudo do conceito de problemas relacionados aos rios urbanos como poluição, assoreamento, canalização, entre outros.
– Criação de mapas mentais e desenhos.
– Organização das imagens obtidas e associação com dados de pesquisa.
– Pesquisa sobre estratégias e exemplos de revitalização de rios urbanos.
– Campanhas na escola e comunidade para uso racional de recursos hídricos e destino adequado de resíduos.
– Elaboração de material informativo, cartilha e folder para distribuir na comunidade.
– Elaboração de maquetes e outras formas de representação.
– Exposições de trabalhos.
– Apresentação oral das atividades práticas.
– Criação de um padlet.
– Multiplicação do projeto ESSE RIO É MEU nas escolas particulares  localizadas na Avenida Jambeiro. O intercâmbio já foi firmado nas 4 escolas para ser iniciado em 2025.

Desenhos e composições
Poluição prejudica o rio


Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
O maior desafio foi a resistência do corpo docente em aderir ao projeto. Em 2024,  consegui que as professoras de História (Michelle) e de Ciências (Marcela) participassem do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao projeto.

Objetivos alcançados
Os resultados mostram que a iniciação científica pode ser fundamental na formação cidadã dos estudantes, proporcionando uma aprendizagem contextualizada, transformadora e que potencializa habilidades e competências essenciais para a vida em sociedade. Traçamos objetivos para o desenvolvimento do projeto e obtivemos êxito, alcançando  objetivos como:

– Estimular a curiosidade dos alunos.
– Despertar o interesse dos alunos pela Ciência e pelo processo de pesquisa.
– Habilitar os alunos como agentes de transformação, aptos a conduzir sua aprendizagem por meio de pesquisa e na busca de soluções para os problemas.
– Relacionar o projeto Esse Rio É Meu com a realidade da comunidade local e o currículo escolar.

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