Escola Municipal Guararapes Cândido é palco de lançamento da coleção Turma do Planeta. Evento celebra também o Dia Mundial da Água

Crianças da escola inspiraram a criação dos personagens.

A Escola Municipal Guararapes Cândido vai ser palco de lançamento, no Rio de Janeiro, da coleção de seis livros da Turma do Planeta, de autoria da escritora e jornalista Silvana Gontijo. Oito crianças, seis animais e uma árvore chamada Jequitibá vivenciam aventuras diversas. A turma fala sobre Meio Ambiente, Educação Ambiental, Matemática, História, Ciências, Geografia e Artes. Também ensina como ser um cidadão responsável. E mostra como as pessoas de diferentes culturas podem viver juntas em harmonia. Além disso, usa música, arte, literatura e tecnologia para aprender, destacando que o conhecimento vem de diferentes lugares e que é importante ser curioso e gostar da natureza. O lançamento está marcado para o dia 24 de março, a partir das 9 horas.

A escolha do local de lançamento da publicação é emblemática. De acordo com Silvana, os personagens da Turma do Planeta foram inspirados nas vivências que teve com as crianças da unidade, ao desenvolver atividades educativas, no início dos anos 2000, na própria escola. “Fiz um projeto com os estudantes sobre sonhos e mais tarde um trabalho de conscientização da importância da recuperação do Rio Carioca, proposta que deu origem ao programa Esse Rio é Meu”, recorda.

Silvana Gontijo lançará, no Rio, na Escola Municipal Guararapes Cândido, a coleção Turma do Planeta.

Exatamente, por isso, há cerca de dois anos, os livros foram cedidos para os professores da rede municipal do Rio de Janeiro para o emprego de assuntos transversais à matriz curricular do Ensino Fundamental e no desenvolvimento do programa Esse Rio é Meu. Agora, a série foi impressa e publicada pela editora Autêntica e poderá ser encontrada em livrarias de todo o país. “Assim professores de diferentes contextos e regiões podem também usar os livros em seus projetos”, destaca Silvana.

Clique aqui e acesse o site da Editora Autêntica

O lançamento também tem o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Água. No último título da coleção ‘Um rio que canta e encanta, a turma corre contra o tempo para interromper a poluição que ameaça o Rio Carioca. Diante do rastro de devastação deixado por uma nova tempestade, os amigos aprendem a importância da união, da resiliência e da busca por soluções sustentáveis. Enfrentando obstáculos aparentemente intransponíveis, eles descobrem que a força da amizade e o poder da ação coletiva podem superar qualquer desafio.

No lançamento da coleção, Silvana vai conversar com os estudantes e compartilhar algumas das aventuras da Turma do Planeta. Mas não é só isso. Tigo CNX, artista Plástico, graffiteiro, produtor cultural e rapper, estará presente.

A convite de Silvana, Tigo vai dar vida a um muro da escola. Vai reproduzir os personagens da Turma do Planeta. “Tenho uma conexão muito grande com aquele espaço. Morei nos Guararapes dos 2 aos 19 anos. Frequentei a comunidade. Foi lá que cresci, brinquei e pude conhecer amigos que tenho até hoje aqui na Vila Ponde. Desde 2009, venho desenvolvendo ações culturais de forma independente e coletiva. Realizei junto a amigos moradores, artistas e produtores de diversas partes do Rio de Janeiro o Guararap’s, festival da cultura urbana no Morro dos Guararapes. Vejo que a arte pode, sim, modificar lugares e também pessoas, apresentando ideias e culturas que direcionam para a construção de algo tão esperado”, conta.

O artista Tigo CNX estará presente ao lançamento: vai reproduzir os personages da turma no muro da escola.

Quer saber mais sobre cada livro da coleção?

Em Como tudo começou, primeiro volume da série, conta a história dos amigos da turma que se interessam em descobrir como tocar o didgeridoo – um instrumento musical de sopro pouco conhecido no Brasil. Mas, para isso, eles precisam se aventurar fora da cidade e descobrem o mundo mágico da Floresta do Beija-Flor Azul, onde aprendem a viajar no tempo através da música e conhecem os aborígenes australianos

Já em O enigma do trocano, o personagem Zeca, repórter do jornal da escola, ganha de presente um trocano e, para aprender a tocar o instrumento em um lugar tranquilo, vai à Floresta do Beija-Flor Azul com seus amigos. Nesse vale mágico, a turma faz uma viagem no tempo que muda tudo que eles pensavam saber sobre os povos originários do Brasil e sobre como sentir os sons.

As descobertas continuam em Sonhando acordado, terceiro volume, no qual a Turma do Planeta resolve investigar mais sobre o passado do rio Carioca, abrigado pela Floresta do Beija-Flor Azul. Influenciados pela lenda contada por cacique Moabaetê, eles voltam no tempo através da música outra vez e veem, de perto, como os portugueses não foram bons para os indígenas brasileiros, que tiveram de abandonar suas terras, nem para as nossas riquezas naturais, que, aos poucos, foram devastadas.

O desequilíbrio ambiental provocado pela poluição é o tema do quarto livro. Em Agitando a galera, a Turma do Planeta se depara com um cenário preocupante após uma grande tempestade. Começam, então, uma força-tarefa para recuperar o curso d’água utilizando todos os recursos disponíveis a fim de informar e sensibilizar a comunidade sobre os perigos da degradação do meio ambiente e a importância de preservá-lo.

Com o movimento “Carioca, o rio do Rio”, a Turma do Planeta conquista um grande feito em Nas águas do tempoo quinto volume. Ao serem convidados para a roda de conversa do programa de Palé Rezende, uma youtuber e apresentadora com grande visibilidade no país, os amigos se deparam com perguntas desafiadoras e percebem que ainda têm muito a aprender. Determinados a fornecer respostas completas e embasadas, a turma decide embarcar em uma nova aventura para desvendar os mistérios por trás da poluição do rio. 

Por fim, em Um rio que canta e encanta, os jovens se veem correndo contra o tempo para interromper a poluição que ameaça o rio Carioca. Diante do rastro de devastação deixado por uma nova tempestade, os amigos aprendem a importância da união, da resiliência e da busca por soluções sustentáveis. Enfrentando obstáculos aparentemente intransponíveis, eles descobrem que a força da amizade e o poder da ação coletiva podem superar qualquer desafio. Nesse livro, o personagem principal é o Rio Carioca. É ele que lamenta os ataques que vem sofrendo e exige respeito proclamando: ‘Se não for assim, juro, prefiro secar’. Resta à Turma fazer tudo para atender ao pedido do seu rio.

Ilustrados por Mirella Spinelli, os personagens da Turma do Planeta mostram a possibilidade da convivência harmônica na diversidade e as vantagens da colaboração em contraponto à competição, tendo o lúdico como estratégia para construir conhecimento.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nelson
Nelson
20 dias atrás

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. receita de bolo com chocolate

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar