“A educação das crianças na emergência climática: o que os rios ensinam” foi o tema do 1º encontro de capacitação para Articuladores das Coordenadorias Regionais de Educação da Prefeitura do Rio que participam do Programa Esse Rio é Meu. O encontro aconteceu no dia 27 de março, no YouTube. Realizada pela atual supervisora pedagógica do projeto, Sarah Nery, a formação abordou a temática de importância não só para os professores do Rio de Janeiro, mas de todo o planeta.
A primeira parte do encontro começou com uma reflexão sobre o que as palavras “emergência”, “crise” e “mudanças” climáticas fazem literalmente emergir como possibilidades para a ação, e problematizou a cultura “adultocêntrica” que desqualifica a experiência das outras gerações, sejam crianças, jovens ou idosos. Educar crianças neste momento do planeta não é apenas depositar nelas a esperança de um mundo melhor no futuro, mas se responsabilizar pelo planeta que estamos deixando para essas gerações.
Já na segunda, os participantes foram instigados a refletir sobre o que os rios ensinam e como a natureza ensina. “Foi feita também a pergunta que precisa sempre ser refeita, por não ter uma resposta óbvia: “o que é a vida?”, contou Sarah. A partir das provocações, a educadora apresentou o conceito de autopoiese, dos biólogos Humberto Maturana e Francisco Varela, e de ecoalfabetização ou alfabetização ecológica, a partir do físico Fritjof Capra. Esses pensadores, entre muitos outros, estimulam a ler a “linguagem da natureza”, que vem sendo desenvolvida há bilhões de anos e ensina sem a necessidade de um mestre explicador.
Por fim, foram apresentados os princípios metodológicos da “educação com e por meio de causas”, que vem sendo desenvolvida pelo planetapontocom, além da metodologia própria do Programa Esse Rio É Meu, que envolve quatro etapas principais: diagnóstico, planejamento, ação e culminância. A educadora também navegou pela plataforma online do projeto, apresentando para os articuladores os recursos que ela oferece para as escolas participantes.
Confira a gravação do encontro: