Esse Rio é Meu: Escola Municipal Rio das Pedras firma parcerias para conscientizar estudantes sobre a importância do Rio das Pedras para a comunidade

Espaço escolar pertence à 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

Escola Municipal Rio das Pedras
CRE:
Zona: Oeste
Professor: Renan Alves Conceicao
Nome do projeto desenvolvido: Rio das Pedras: presente, passado e futuro.

Descrição das atividades
A Escola Municipal Rio das Pedras, em parceria com a ONG Agenda Rio das Pedras 2030, implementou um projeto inovador com foco nas mudanças climáticas, justiça climática e racismo ambiental, voltado para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências. O projeto foi desenvolvido ao longo de 3 meses (março a junho de 2024) e introduziu conceitos de forma criativa e original, utilizando uma combinação de aulas expositivas e jogos interativos para abordar as alterações climáticas. Essa abordagem interdisciplinar integrou História, Ciências, Geografia e Matemática. O impacto ambiental do projeto se destacou na observação direta do ecossistema do Rio das Pedras, que atravessa a comunidade e é foco das ações. A turma foi dividida em dois grupos que participaram de uma expedição de campo ao longo do rio, com 4 paradas estratégicas para observar e analisar a qualidade ambiental, degradação, intervenções humanas e aspectos socioeconômicos e culturais. Cada aluno recebeu um mapa impresso, estimulando a observação científica e o registro de dados. O uso de óculos de realidade virtual também possibilitou uma imersão em áreas de difícil acesso, garantindo uma visão abrangente das condições ambientais e sociais do rio. Esse uso de tecnologias digitais inovadoras para superar obstáculos locais mostrou o compromisso do projeto com práticas novas e criativas. Na visita de campo, os alunos trabalharam com a geolocalização dos pontos observados e calcularam as distâncias entre eles, integrando Geografia e Matemática de forma prática. Além disso, o projeto conectou questões ambientais com a história de ocupação da comunidade, criando uma visão holística e crítica do território. O envolvimento da comunidade escolar foi promovido ativamente. Após as expedições e análises, os alunos diagnosticaram a coleta seletiva ineficiente como um problema crítico da comunidade. Em resposta, redigiram uma carta-manifesto destinada à COMLURB, solicitando melhorias na coleta de lixo e nas práticas de gestão ambiental. Essa ação demonstrou o protagonismo dos estudantes e a capacidade de mobilizar a comunidade para enfrentar desafios locais. O projeto mostrou grande potencial de sustentabilidade, com estratégias claras para garantir a continuidade das ações. A carta-manifesto é um exemplo prático de como os alunos podem continuar a influenciar políticas locais, e o uso de ferramentas digitais e metodologias participativas torna o projeto replicável em outras escolas e comunidades. Alinhado com os objetivos do projeto “Esse Rio é Meu”, a iniciativa promoveu a conscientização ambiental, incentivou a reflexão crítica e engajou a comunidade escolar na proteção dos recursos hídricos locais, reforçando o senso de pertencimento e cidadania.

Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Enchentes e Desabamentos, Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Engajamento das instituições afins.

Corpo Hídrico
Rio das Pedras (Jacarepaguá)

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Março a Junho de 2024.

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
Desenvolveram o conhecimento, uma vez que os alunos ampliaram seu repertório de conhecimentos sobre mudanças climáticas, justiça climática, racismo ambiental e questões socioambientais locais. Foram incentivados a compreender o ambiente natural e social; o pensamento científico, crítico e criativo, já que o projeto estimulou o pensamento crítico por meio da observação científica do Rio das Pedras, permitindo que os alunos identificassem problemas ambientais e socioeconômicos; cultura digital, por meio da utilização de realidade virtual para explorar áreas inacessíveis devido a conflitos proporcionou a integração da cultura digital; repertório cultural, uma vez que o projeto permitiu a valorização do contexto histórico da ocupação da comunidade e as diferentes realidades socioeconômicas da região e a comunicação através da escrita da carta-manifesto pelos alunos estimulou a habilidade de comunicação clara e persuasiva. Já sobre as habilidades desenvolvidas, destaca-se as de Ciências (EF07CI07) sobre a compreensão dos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente; Geografia (EF07GE05) por meio da interpretação de mapas e Matemática (EF07MA19), através do cálculo das distâncias entre os pontos observados no rio e da análise quantitativa de aspectos ambientais.

Número de estudantes envolvidos
45 estudantes.

Metodologia empregada
A metodologia do projeto na Escola Municipal Rio das Pedras envolveu uma abordagem interdisciplinar e prática, iniciando com aulas expositivas e interativas sobre mudanças climáticas, justiça climática e racismo ambiental em parceria com acadêmica de Ciências Biológicas da UERJ, Eloiza Santiago e em parceria com a ONG Agenda Rio das Pedras 20230. Os conceitos foram apresentados aos alunos ao longo de três meses (março a junho de 2024), integrando jogos e atividades lúdicas. Em seguida, os alunos participaram de uma expedição de campo ao Rio das Pedras, onde, divididos em grupos, visitaram quatro pontos específicos do rio para realizar observações científicas, analisando degradação ambiental, intervenções humanas e desigualdades socioeconômicas. Durante a expedição, utilizaram mapas impressos para anotar suas observações. A metodologia incluiu também a integração de tecnologia digital: os alunos utilizaram óculos de realidade virtual para explorar áreas inacessíveis do rio devido a conflitos locais, ampliando a observação. Após a visita, retornaram à sala de aula para discutir os problemas identificados, como a ineficiência na coleta de lixo. A ação final foi a escrita de uma carta-manifesto para a COMLURB, solicitando melhorias, fortalecendo o protagonismo dos alunos e seu envolvimento com questões reais da comunidade. A ideia da carta-manifesto data de 2022, quando o projeto foi iniciado pelo professor regente de Ciências, Renan Alves Conceição.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
Um dos maiores desafios foi o acesso limitado a certas áreas do rio devido a conflitos locais, o que poderia comprometer a observação completa do curso do Rio das Pedras. Para contornar essa barreira, o projeto introduziu a realidade virtual (parceria realizada com a ONG Agenda Rio das Pedras 2030), permitindo que os alunos “visitassem” essas áreas de forma segura, mantendo a observação científica completa e inovadora. Envolver toda a comunidade escolar foi outro desafio, especialmente em uma área com questões socioambientais tão complexas. Para garantir o engajamento, o projeto promoveu atividades interativas, como jogos e visitas de campo, além de focar em problemas reais da comunidade, como a coleta de lixo. A escrita da carta-manifesto pelos alunos foi uma solução para amplificar o envolvimento e dar voz aos estudantes no processo de transformação da realidade local. A execução das atividades em três meses exigiu planejamento cuidadoso. Para superar a limitação de tempo e recursos, o projeto otimizou as atividades, integrando diversas disciplinas e ferramentas tecnológicas, como mapas e realidade virtual, para garantir uma abordagem completa e eficaz em curto prazo. Esses desafios foram superados com criatividade, inovação tecnológica e um forte envolvimento da comunidade escolar, garantindo o sucesso do projeto.

Objetivos alcançados
O projeto desenvolvido pela Escola Municipal Rio das Pedras alcançou diversos objetivos importantes. Primeiramente, promoveu a conscientização socioambiental dos alunos, abordando temas como mudanças climáticas, justiça climática e racismo ambiental, relacionados à realidade da comunidade. Os estudantes desenvolveram pensamento crítico ao identificar problemas como a desigualdade no saneamento básico e a degradação do Rio das Pedras. A integração de disciplinas como Ciências, Geografia e Matemática permitiu uma abordagem interdisciplinar, enquanto o uso de realidade virtual ofereceu uma experiência inovadora, possibilitando a observação de áreas inacessíveis do rio. O protagonismo estudantil foi incentivado com a escrita de uma carta-manifesto à COMLURB, pedindo melhorias na coleta seletiva de lixo. O engajamento da comunidade escolar e o uso de ferramentas tecnológicas foram outros marcos do projeto, que uniu educação e ação prática na busca por soluções para os problemas ambientais locais.

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

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