Rio Ocean Week: “Mãos que se Unem pelos Rios” aquece debate sobre o futuro hídrico pelo EREM

Encontro reuniu Silvana Gontijo, Tâmara Motta e Sinval Andrade.

Por Eduardo Carvalho

O Esse Rio é Meu estreou, nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, sua participação na primeira edição da Rio Ocean Week com uma poderosa mensagem de colaboração. A mesa de debate “Mãos que se Unem pelos Rios”, realizada no Palco Esquenta, reuniu líderes e parceiros em uma conversa essencial sobre a importância de restaurar e preservar os rios da cidade.

O painel de abertura do “Esse Rio é Meu” no evento, que acontece no Museu do Amanhã até o dia 26 de outubro, contou com a idealizadora do projeto, Silvana Gontijo (presidente do planetapontocom), Sinval Andrade (Diretor Institucional da Águas do Rio) e Tâmara Motta (Gerente de Sustentabilidade Águas do Rio).

Com o mar como pano de fundo, o debate ressaltou a conexão vital entre os rios urbanos e o oceano. Silvana Gontijo destacou o papel transformador da educação e do protagonismo infantojuvenil, pilares do “Esse Rio é Meu”. “Estou muito feliz em ver os alunos da Elizer, primeira escola que nos ajudou a limpar o Rio Carioca, está aqui. É muito bonito ver vocês aqui”, celebrou.

O projeto, que já mobilizou centenas de escolas e milhares de estudantes na recuperação e preservação de rios cariocas, foi apresentado como um modelo de sucesso de política pública e mobilização social.

Representantes da Águas do Rio, parceira e patrocinadora do projeto, enfatizaram a importância da sinergia entre o setor privado, a sociedade civil e a educação. Sinval destacou o impacto do saneamento na qualidade de vida e na saúde dos rios.

“O ‘Esse Rio é Meu’ é a mão que nos ajuda a construir essa nova cultura de cuidado com o território”, pontuou o Diretor Institucional.

Tâmara Motta complementou, abordando a dimensão social e o engajamento com as comunidades: “O projeto nos permite ir além da obra, ele nos conecta com os moradores e, principalmente, com os estudantes, que se tornam fiscais e multiplicadores do conhecimento, exigindo um futuro mais limpo e digno para seus rios.”

O encontro deixou claro que a saúde dos oceanos está intrinsecamente ligada à dos rios, e que a união de esforços — entre idealizadores, professores, alunos, empresas e gestores públicos — é o caminho para um futuro hídrico mais sustentável.

O “Esse Rio é Meu” segue com sua programação na Rio Ocean Week, reforçando o convite à ação e ao engajamento de todos em prol dos rios que correm em nossas cidades.

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Cadastre-se e receba nossa news