Escola integra crianças e famílias em ações de sustentabilidade
O Espaço de Desenvolvimento Infantil Alyrio Cavallieri, localizado em Jacarepaguá, Zona Norte do Rio, se destaca por seu trabalho contínuo com sustentabilidade. Desde a inauguração, em 2016, a escola desenvolve ações que engajam crianças, famílias e comunidade escolar em práticas de cuidado com o meio ambiente.
O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
Nos últimos quatro anos, a unidade intensificou suas iniciativas: coleta de óleo de cozinha usado, tampinhas plásticas e lixo eletrônico, além da conscientização sobre coleta seletiva com lixeiras coloridas distribuídas pela escola. As ações fazem parte do programa Esse Rio é Meu.

Eduação ambiental desde a primeira infância
Segundo a professora Eva Oliveira, o projeto nasceu da necessidade de ensinar às crianças, desde cedo, que pequenas ações coletivas podem gerar grandes impactos para o planeta. “O objetivo é ensinar que o cuidado com o meio ambiente começa com pequenas ações e com o coletivo. Nossos bebês e crianças têm a oportunidade de vivenciar uma aprendizagem lúdica, que traz para o cotidiano o debate sobre sustentabilidade”, explica Eva.
Atendendo 462 crianças, do berçário à pré-escola II, a escola promove atividades que integram aprendizado, consciência ambiental e participação familiar. Rodas de conversa, reuniões de pais e campanhas comunitárias garantem que famílias também façam parte do processo educativo.

Campanhas permanentes e bazar comunitário
Além da rotina escolar, o EDI Alyrio Cavallieri realiza campanhas permanentes de coleta e reaproveitamento de materiais. Uma das iniciativas é o bazar comunitário, que promove consumo consciente, integração e engajamento da comunidade escolar. “A família caminha com a escola e se insere em diversos momentos da nossa rotina. Participa das campanhas, nos ajuda com novas ideias e aponta caminhos possíveis. Tudo o que a escola puder fazer para alcançar pessoas e mudar a sociedade é benefício coletivo”, destaca Eva Oliveira.

Para a professora, a escola não está à parte da sociedade, mas faz parte dela e deve ser instrumento de transformação. “A cidade é nossa! Precisamos apoiar ações de melhoria para toda a sociedade e participar desse projeto é realmente muito relevante para a nossa comunidade escolar”, afirma.
Inspirados em Paulo Freire — “Educação não muda o mundo. Educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo” —, educadores e famílias reforçam que educação e sustentabilidade caminham juntas desde a infância, formando cidadãos conscientes e engajados.

Na percepção da professora, com o programa Esse Rio é Meu, o EDI Alyrio Cavallieri fortalece a educação ambiental, transforma hábitos e mostra que pequenas ações escolares podem gerar grandes impactos na cidade e no planeta.


EDI Alyrio Cavallieri
Equipe envolvida nas ações do programa
Evanilda de Jesus Oliveira (diretora geral), Tatiana Aparecida Machado Pinto (diretora adjunta), Ana Paula Martins Ribeiro Vicente (professora articuladora), Simone Bonicontre Teixeira (regente), Lucelia Camargo (regente), Sheila Carvalho (agente de Apoio à Educação Infantil), Edilaine Oliveira (regente), Helen Bruno (regente), Mônica Nascimento (regente), Flávia Chiara (agente de Apoio à Educação Especial), Regina Marinho (regente), Nathália Viana (regente), Valéria Vermelho (regente), Cláudia Garcia (regente) e Renata Ramos (regente).