Estudante cria game para salvar o planeta Terra das mudanças climáticas

Confira a entrevista com a jovem Stephanie Santos Moreira.

A proposta é voltar no tempo, derrotar o vilão Dr. Carbono e salvar o planeta das mudanças climáticas. Este é o objetivo do jogador no game Um Mundo para Todos, criado pela estudante Stephanie Santos Moreira, que no ano passado estava matriculada na turma 1901, do Ginásio Experimental Tecnológico Nilo Peçanha, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sob a orientação da professora Maria de Fátima Castro, o jogo foi desenvolvido dentro da plataforma Desafio FazGame. A proposta foi premiada e considerada pela equipe técnica da organização como um trabalho de ‘excelência e relevância realizado pela aluna’.

“A aluna criou todo o roteiro, personagens, narrativas, diálogos, recursos visuais internos e externos ao jogo, cenários etc. Apenas orientei, fiz reuniões com ela, forneci textos base para fundamentação. Corrigi erros e orientei possíveis caminhos. O trabalho foi efetivamente da aluna sob a minha supervisão”, conta  a professora Maria de Fátima.

Conheça o jogo aqui

Em entrevista à revistapontocom, Stephanie explicou mais detalhes do game. Acompanhe:


revistapontocom – Como se joga Um mundo para todos?
Stephanie Santos Moreira –
É um game voltado para as pessoas de todas as idades. Na plataforma FazGame, os jogos envolvem diálogos e narrativas. As personagens protagonistas e antagonistas apresentam conflitos sobre ações ambientais corretas e sustentáveis em contraposição a outras que causam danos e consequências graves ao planeta Terra. Ao longo do game, o jogador pode escolher caminhos que levam a ações corretas ou outras que vão gerar consequências graves e isso gera pontuação positiva ou perda de pontos no game.

revistapontocom – Qual é o objetivo do jogador?
Stephanie Santos Moreira –
Viajar para o passado e derrotar o Dr. Carbono, assim ele consegue mudar o futuro em que a população não sofreria tanto com a poluição.

revistapontocom – De onde veio a inspiração para criar o jogo?
Stephanie Santos Moreira –
De um livro chamado A Droga da Obediência, do Pedro Bandeira.

revistapontocom – Como foi o processo de criação do jogo?
Stephanie Santos Moreira –
Foi um pouco complicado, pois a plataforma FazGame é bem limitada. Tive que usar toda a minha imaginação para a criação do jogo. Fiz os personagens, a maioria dos cenários, criei objetos e todas as narrativas.

revistapontocom – Qual foi a sua intenção ao criar o jogo?
Stephanie Santos Moreira –
Alertar as pessoas sobre as mudanças climáticas, pois é um assunto urgente. Acredito que o jogo desperta a atenção de todos, afinal estamos sofrendo as mudanças climáticas. Quero conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente.

revistapontocom – E o game é uma boa forma para fazer as pessoas refletirem?
Stephanie Santos Moreira –
Sim, os jogos podem influenciar as pessoas a mudarem suas ações e até refletirem sobre seus atos.

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