

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Beatriz Vicência Bandeira Ryff, no Rio Comprido, transformou a sala de atividades num grande “rio” cheio de sucatas para ensinar, na prática, que o lixo tem lugar certo — e que cuidar da natureza é missão de todos, independente da idade ou das diferenças. A ação fez parte do planejamento dos Jogos Inclusivos da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), iniciativa anual que mobiliza as escolas da rede municipal em torno de atividades, jogos e brincadeiras que garantem a participação de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiência. A ideia central: jogar juntos, aprender juntos.


Sob a condução da professora de Educação Física Karina Oliveira e da professora articuladora Silvana Huguenin, cerca de 80 crianças do berçário à pré-escola participaram da experiência. Um grande tecido azul simulava o rio; nele, embalagens e materiais recicláveis representavam o lixo descartado de forma irregular. O desafio era simples e simbólico: retirar as sucatas do “rio” e depositá-las na caixa coletora. Cada criança tinha seu próprio recipiente, onde contabilizava o que havia coletado, estimulando autonomia, cooperação e consciência ambiental.

Mais que uma atividade lúdica, a vivência levou as crianças a compreenderem que “quem ganha é a natureza”. As equipes da escola se mobilizaram para construir a proposta, garantindo que cada criança — incluída ou não — encontrasse seu jeito de participar, respeitando ritmos, potencialidades e necessidades individuais.
Ao final, não houve vencedores. Ou melhor, houve sim: venceu o aprendizado, venceu a convivência, venceu o planeta. Uma pequena grande lição sobre inclusão e sustentabilidade, que começa cedo e segue para a vida.
O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
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