Ecobarreira no canal do Cunha: Escola Municipal Tenente Antônio João recupera recurso hídrico, aliando prática e teoria

Instituição fica localizada na Ilha do Governador.


Escola Municipal Tenente Antônio João
CRE: 11ª
Zona: Norte
Professores: Priscila Augusta Veillard, Johnny dos Santos e Vagner Belchior
Nome do projeto desenvolvido: Ecobarreira como instrumento Pedagógico de leitura crítica dos impactos ambientais que ocorrem no manguezal localizado próximo ao canal do Cunha, nas imediações da Ilha do Fundão/ UFRJ

Escola Municipal Tenente Antônio João participa do programa Esse Rio é Meu

Descrição das atividades
O presente trabalho tem como objetivo explicitar as potencialidades e desafios de uma ecobarreira como instrumento pedagógico de leitura crítica dos impactos ambientais que ocorrem no manguezal localizado próximo ao canal do Cunha, nas imediações da Ilha do Fundão/ UFRJ. Sendo assim, estão sendo desenvolvidas atividades por diferentes disciplinas do currículo escolar, objetivando estimular o pensamento crítico, a solidariedade, a integração, a responsabilidade ambiental e a expressão artística, a partir da realização de palestras, visitas a manguezais, realização de peças teatrais, apresentação de seminários pelos alunos e monitoramento da capacidade da ecobarreira em mitigar o quadro da degradação ambiental. A ecobarreira foi confeccionada a partir de garrafas pet, flutuadores de piscina e corda de pescaria, abrangendo uma área de aproximadamente 250 metros quadrados. Até o momento foram recolhidas cerca de duas toneladas de lixo flutuante. As atividades realizadas até o momento demonstraram que a ecobarreira é uma importante ferramenta de leitura crítica das questões ambientais que permeiam o ecossistema manguezal próximo ao Canal do Cunha. Espera-se que além da Assunção da responsabilidade individual. Os alunos enquanto futuros eleitores possam ter subsídios para escolherem propostas governamentais que sejam pautadas na preservação ambiental.

Eixo estudado
Poluição, Preservação da qualidade das águas, Exercício da atitude cidadã, Engajamento das instituições afins.

Corpo Hídrico
Canal do Cunha.

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Começamos em 2022 e seguimos ainda com o projeto.

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
Compreender que o conhecimento científico é provisório, cultural e histórico; Autoconsciência; autogestão; consciência social; tomada de decisão responsável.

Número de estudantes envolvidos
Cerca de 150 estudantes.

Metodologia empregada
Visitas a manguezais preservados, como a APA de Guapimirim, e a reserva de Guaratiba; palestras com profissionais da área de biologia; oficinas de artes cênicas.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
Necessidade de buscar parcerias para financiamento das atividades realizadas pelo projeto.Objetivos alcançados
A limpeza do manguezal, a natureza que renasceu no local; envolvimento de toda a comunidade nas ações realizadas.

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

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