
Começa nesta semana o Rio Ocean Week, no Museu do Amanhã. Trata-se do maior movimento de sustentabilidade e cultura oceânica da América Latina. Conhecida como a “semana do mar”, a Ocean Week é uma iniciativa brasileira idealizada pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a MídiaMar Comunicação, e une ciência, arte, cultura, educação e mobilização social em prol da sustentabilidade marinha.
Durante cinco dias, o público terá acesso gratuito a mais de 30 painéis e atividades, com 60 palestrantes nacionais e internacionais e a participação de mais de 30 instituições de conservação marinha e institutos de pesquisa. Entre os nomes confirmados estão a vice-prefeita de Niterói (RJ) e medalhista olímpica Isabel Swan, o educador ambiental Adeimantus Carlos da Silva, a articuladora da Redes da Maré Lorena Froz, o cantor Lenine e o ativista internacional Paul Watson.
Clique aqui e confira a programação
Com o objetivo de divulgar o encontro e democratizar as informações para o grande público, a jornalista e escritora Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom, entrevistou Alexander Turra, professor e titular da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano. Ele participou do programa Futuro do Presente, na Rádio Roquette Pinto (94,1 FM). Um dos coordenadores do Rio Ocean Week, Alexander explicou e justificou a importância da edição do Rio e adiantou novos eventos para 2027.
O programa foi ao ar no último domingo. Para quem quiser conferir, acesse o link abaixo: