Por Marcus Tavares
As ações não são de hoje. O Espaço de Desenvolvimento Infantil Parque da Alegria, localizado no Caju, Zona Norte do Rio, vem desenvolvendo atividades ligadas ao Programa Esse Rio é Meu desde 2022. O principal objetivo é conscientizar não só as crianças, como também os professores e familiares, a cuidarem dos rios e da natureza. “Com atitudes que refletem em nossa comunidade, em nosso espaço escolar e nas respectivas residências. O cuidar da natureza não é uma ação tão distante das pessoas. Somos parte da natureza e a água é essencial para vivermos. A mudança de comportamento e de atitudes é fundamental para que o projeto seja significativo”, complementa a professora da unidade, Rosemery da Silva da Costa.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade. O Espaço de Desenvolvimento Infantil Parque Alegria vem trabalhando com Canal do Eixo 300.

Sob a direção da professora Rosângela Chagas da Silva de Oliveira e ao lado dos professores Elisabeth Lima Toledo, Eliane Maria Feitosa da Silva, Maria das Dores dos Santos de Brito, Luana Gomes dos Santos Gonçalves, Luciana dos Santos Gonçalves e Vitor da Silva Batista, Rosemery explica que as cerca de 370 crianças (dos 6 meses aos 6 anos) da unidade participam das atividades. “Oportunizamos vivências que ressaltam a importância do cuidar da água, dos rios, do planeta. Vivências por meio de desenhos, teatros, brincadeiras, vídeos, experiências com elementos naturais: folhas, frutas e plantio”, conta.


Neste contexto, a área externa da escola é palco de várias experimentações. As crianças são instigadas a observar o tamanho e características das folhas, das árvores e dos frutos e a importância da água neste cenário. É essa conexão que estabelece o lugar da sociedade na preservação da natureza. As práticas vão sendo fortalecidas na hora de lavarem as mãos e não deixam a torneira aberta, na limpeza do pátio e na reciclagem de alguns materiais. Atitudes que fazem a diferença no cotidiano.
De acordo com Rosemery, as crianças aprendem e ensinam diariamente, através da pureza e da simplicidade. Há uma forte interação com tudo o que é apresentado e dialogado em aula. Diálogo que ultrapassa os muros da escola e chega às residências das crianças, ao contexto familiar. “Mantemos vivo o vínculo com as famílias. Elas são bem participativas e nossas trocas são contínuas. O retorno do que acontece em casa nos faz acreditar que estamos norteando a construção de saberes significativos e singulares para nossas crianças”, comemora.




Na avaliação da educadora, o programa Esse Rio é Meu vai ao encontro do projeto político pedagógico da escola e faz parte da vivência e realidade de todos. “Conversar sobre a água, esse elemento primordial para vivermos, é incrível. Mostrar ações básicas, como ver água, lavar as mãos, tomar banho, não sujar os rios e praias são fundamentais. O que fazemos aqui, portanto, é resgatar esse elo com a natureza e suas riquezas. Temos a certeza de que devemos semear para colher bons frutos”, finaliza.
