Por Marcus Tavares
Programa mobiliza toda a comunidade escolar da EM Bilíngue Holanda e transforma o território em espaço de aprendizagem na Ilha do Governador.
Compreender o lugar onde se vive é um dos primeiros passos para construir uma relação mais consciente com o meio ambiente. Na Escola Municipal Bilíngue Holanda, localizada na comunidade do Guarabu/Dendê, na Ilha do Governador, o programa Esse Rio é Meu vem cumprindo esse papel ao integrar educação ambiental, protagonismo estudantil e valorização do território em uma proposta que envolve toda a comunidade escolar.

Desenvolvido na unidade desde março de 2023, o programa passou a fazer parte das ações pedagógicas da escola e hoje mobiliza cerca de 300 estudantes. Segundo a professora Simone Magalhães, regente da Sala de Leitura e licenciada em Geografia pela UFRJ, todas as turmas participam das atividades, já que a educação ambiental é um tema transversal previsto no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
O planejamento das ações começa ainda no início do ano letivo. Durante a Jornada Pedagógica, a equipe gestora e os professores se reúnem para definir as diretrizes que irão orientar o desenvolvimento do projeto ao longo dos meses.
A metodologia adotada busca partir da realidade dos estudantes. As primeiras atividades consistem em aulas diagnósticas, que permitem identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre questões ambientais. Em seguida, é realizada a contextualização do território onde a escola está inserida, estimulando a observação e a reflexão sobre os desafios e potencialidades do ambiente local.

Ao longo do ano, o programa ganha diferentes formas dentro da rotina escolar. Jogos educativos, rodas de conversa, sessões de vídeos, leitura de poemas, produção de painéis, elaboração de cartazes e construção de maquetes fazem parte das estratégias utilizadas para abordar temas ambientais de maneira dinâmica e significativa.
Mais do que transmitir informações, as atividades buscam incentivar a participação ativa dos estudantes. O protagonismo infantojuvenil é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela escola, permitindo que crianças e adolescentes se tornem agentes multiplicadores de conhecimento e boas práticas ambientais.
De acordo com Simone Magalhães, a repercussão do projeto entre os estudantes tem sido bastante positiva. Ao perceberem que o próprio território é o foco das atividades, os alunos demonstram maior interesse e envolvimento nas propostas apresentadas.

“Os estudantes se encantam ao ver o seu espaço vivido como ponto de partida das ações. Eles também se surpreendem ao compreender como o lugar onde vivem está conectado a questões ambientais que impactam o mundo inteiro”, destaca a professora.
O engajamento também se estende às famílias e aos profissionais da unidade. A participação dos professores fortalece o caráter interdisciplinar do projeto, enquanto as atividades desenvolvidas contribuem para aproximar escola e comunidade, ampliando o alcance das discussões ambientais para além dos muros escolares.
A partir do Esse Rio é Meu, a escola vem desenvolvendo diversas iniciativas relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade. Entre elas estão projetos sobre conscientização do uso da água, água virtual, mudanças climáticas locais, descarte correto de resíduos, o caminho do lixo até os rios e ações ligadas à Semana do Meio Ambiente. As atividades também dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ampliando a compreensão dos estudantes sobre os desafios globais da atualidade.


Para a equipe escolar, os resultados esperados vão muito além do aprendizado de conteúdos específicos. A proposta busca fortalecer a consciência ambiental, estimular o cuidado com os espaços públicos, desenvolver competências socioemocionais e ampliar o sentimento de pertencimento dos estudantes em relação ao lugar onde vivem.
Ao transformar o território em sala de aula e incentivar a observação crítica da realidade local, a Escola Municipal Bilíngue Holanda, sob a direção do professor Thiago Bello, demonstra como a educação ambiental pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, participativos e comprometidos com a construção de um futuro sustentável.


O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.




Trabalho maravilhoso!Tenho orgulho de trabalhar na Escola Municipal Holanda desde 1997.Parabéns a Direção e professores.