Projeto ‘Raízes’ conecta identidade, sustentabilidade e saúde na preservação do Rio Cabuçu, na Escola Municipal Mafalda Teixeira de Alvarenga

Projeto integrou o programa Esse Rio é Meu.

Escola Municipal Mafalda Teixeira de Alvarenga
CRE:
Zona: Oeste
Professora: Raquel Gomes de Melo Silva
Nome do projeto: “Raízes: Identidade,Sustentabilidade e Saúde”

Descrição das atividades
A partir do segundo semestre de 2023, a Escola Municipal Mafalda Teixeira de  Alvarenga (09.18.026)  realiza com seus alunos atividades relacionadas ao Projeto “Esse Rio é Meu”, com vistas a uma participação ativa da comunidade escolar na proteção dos corpos hídricos. Sob a supervisão e colaboração de nossa diretora Elisângela Ferreira Teixeira, diretora adjunta Cristiane Gomes e coordenadora Leticia Bastos da Silva Pinto atuamos com foco no Rio Cabuçu, localizado a  cerca de 1km da escola. A professora Raquel Gomes de Melo Silva, responsável pelo projeto na escola, vem desenvolvendo com as turmas do 4º ano, atividades que contemplam a preservação deste patrimônio hídrico. Naquele mesmo ano uma visita foi feita ao Rio com a  professora Raquel Gomes,  os alunos da turma 1403, a mãe representante do CEC e a diretora Elisângela Ferreira Teixeira. Lá observamos de perto como o nosso rio necessita de maiores cuidados por parte da população local.Tivemos a oportunidade de comunicarmos aos transeuntes o refrão: “ O Rio Cabuçu é nosso, meu irmão! Não polua, não destrua, tenha educação!” Nossos alunos são agentes de mudança enquanto partícipes ativos nas atividades desenvolvidas. Por meio do protagonismo infantojuvenil, em busca de uma consciência ecológica imbuída de responsabilidade ambiental, formamos cidadãos conscientes, engajados em proteger e cuidar  do nosso patrimônio hídrico. Nosso projeto intitulado “ Raízes”  faz parte de uma iniciativa cuja intenção  é aproximar a construção dos saberes exercitada em sala de aula com questões contemporâneas, cristalizadas nas comunidades do entorno da unidade de ensino. Em 2024, realizamos diversas atividades em prol da construção do  conhecimento sobre o Rio Cabuçu e a necessidade de cuidado.  Em nossa escola também tivemos a oportunidade de construirmos uma horta como solução viável  frente à realidade financeira da comunidade. E ensinar aos alunos sobre o cuidado com a água para que os alimentos cresçam e sejam saudáveis à nossa saúde. A culinária sustentável é uma ideia para as crianças experimentarem novos sabores e perceberem que um alimento desconhecido por elas pode ser gostoso. Alimentos que costumamos descartar como a casca do abacaxi ou outros que tenham aspectos diferentes podem ser saborosos.

Com a orientação das professoras Raquel Gomes, Rose Cristina Figueiredo, Cristiane Bezerra e Tatiana Fernandini, os alunos puderam manusear, cheirar e experimentar. Colocaram a mão na massa e fizeram um delicioso bolo de banana acompanhado de um maravilhoso suco feito de casca de abacaxi com folhas de hortelã (colhidas na horta da nossa escola). Com a finalidade de reduzir o impacto ambiental, as pets coletadas, às proximidades do Rio Cabuçu, foram transformadas em telhado para a horta e em brinquedos reciclados. Como culminância, os alunos das turmas 1401 ( professora Tatiana Fernandini), 1402 ( professora Rose Cristina Figueiredo de Almeida de Freitas) e 1403 ( professora Raquel Gomes de Melo Silva) visitaram o Quilombo D. Bilina, situado no Rio da Prata (entorno da nossa escola) juntamente com a professora Cristiane Bezerra ( professora de sala de leitura).

Em consonância com a habilidade EF15LP13 disposta na  BNCC, o ensino de Língua Portuguesa foi contemplado na atividade de contação de história, realizado no quilombo por meio da qual a natureza foi a protagonista, em destaque a preservação desta. Uma produção textual de acordo com as habilidades EF35LP 25, EF35LP07, EF35LP08 e EF35LP09 feita como tema a música: “Terra, Planeta Água” ( Guilherme Arantes) também abordou a importância da preservação ambiental. Em ciências foi destaque  a importância da água no corpo humano, de acordo com as habilidades EF04CI05 da BNCC,assim como a importância dos lençóis freáticos e hidrografia local, uma vez que o Rio Cabuçu perpassa a localidade. Sendo a água um  componente fundamental do corpo humano, estando presente em várias funções e processos através da habilidade EF04CI03, aprendemos que a água está presente em várias partes do corpo humano, e hidrata o nosso corpo.

No mesmo quilombo D. Bilina, registramos imagens dos alunos no  Rio Cabuçu, imbuído de beleza no cenário de perfeita conservação. A partir dessa vivência os alunos apropriaram-se melhor das práticas de conservação do meio ambiente e tornaram-se mais aptos para a conservação do meio. As iniciativas vão ao encontro com a ODS 06, que trata da água limpa e do saneamento, a ODS 11, que aborda Cidades e Comunidades Sustentáveis e a ODS 14,  vida debaixo d’água.

Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água, Engajamento das instituições afins.

Corpo Hídrico
Rio Cabuçu.


Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
EF04CI05,EF35LP 25, EF35LP07, EF35LP08  EF35LP09  e EF04CI03

Número de estudantes envolvidos
Cerca de 100 estudantes.

Metodologia empregada
Vídeos, Passeio ao Quilombo D.Bilina, maquete e pesquisas.

Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados
Organização da pesquisa  superados através de conscientização e conversa com os alunos.

Objetivos alcançados
Consciência da necessidade de zelar pelo patrimônio hídrico e sentimento de pertencimento e responsabilidade para com o Rio Cabuçu.

O programa Esse Rio É Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

veja outras experiências do Esse Rio É Meu

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Cadastre-se e receba nossa news