Evento reunirá educadores, comunicadores e pesquisadores de todo o país para fortalecer a agenda de Educação COP30
Entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, Belém (PA) será palco de uma das iniciativas mais inovadoras e participativas da COP30: a Casa da Educação e Inovação Ambiental e Climática. O espaço pretende aproximar ciência, comunicação e educação, reunindo profissionais da educação, pesquisadores, comunicadores e gestores públicos de todos os estados do Brasil.
A proposta nasceu da parceria inédita entre o Projeto Educom&Clima e a Revista Letramento SocioAmbiental, sob liderança das professoras Thaís Brianezi (USP) e Denise Pini Fonseca (PAROLE). A iniciativa defende que o legado educacional da COP seja construído diretamente com quem está nos territórios.
“A concepção da Casa da Educação reflete o compromisso da SEDUC Pará e parceiros com os coletivos de educadores e comunicadores que, em seus territórios, constroem soluções reais para que a Educação Ambiental e Climática promova comunidades locais mais auto-conscientes, solidárias e resilientes”, destaca Denise Pini Fonseca, diretora da PAROLE Socioambiental e editora da Revista Letramento SocioAmbiental.
Segundo a organização, o espaço marcará o protagonismo brasileiro na construção de uma Agenda de Educação e Ação Climática pós-COP30, com atividades formativas, debates, intervenções culturais e compartilhamento de boas práticas que já acontecem em escolas e organizações da sociedade civil.
Webinário nacional apresentará pesquisas e práticas de todo o Brasil
Parte do programa será o Webinário Educação Ambiental Climática, no dia 13 de novembro, das 10h às 17h, com transmissão ao vivo por meio do YouTube do Labidecom (Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação – https://www.youtube.com/@labidecom).
Pela primeira vez, o evento acontecerá de forma simultânea em dois estados: na Casa da Educação, em Belém, e na Escola de Comunicações e Artes da USP, em São Paulo. A programação reunirá resultados de trabalhos de cerca de 200 autores, com experiências de todas as regiões do país, fortalecendo a produção científica e educacional no enfrentamento da crise climática.
Um legado educacional que ultrapassa a COP30
A Casa da Educação foi pensada para perdurar após o evento climático global, com articulações continuadas entre instituições e coletivos. A meta é transformar conhecimento em ação e ampliar a atuação das redes de educadores ambientais para impactar diretamente territórios vulneráveis às mudanças climáticas.
Com uma programação marcada pelo diálogo e pela participação social, o espaço pretende inspirar escolas, universidades, movimentos comunitários e gestores a repensarem práticas, políticas e saberes sobre o clima, conectando ciência às vivências locais.



