Escola Municipal Dom Pedro I
CRE: 7ª
Zona: Oeste
Professora: Mila Reginatto
Projeto: “Conhecendo a Lagoa da Tijuca: preservação e protagonismo juvenil.”
O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Descrição das atividades
O projeto foi realizado em parceria com a Ong SOS Lagoas e com a empresa de saneamento Iguá. A primeira atividade foi uma visita de balsa ao complexo lagunar de Jacarepaguá, dentre elas a Lagoa da Tijuca, a mais próxima da unidade escolar. A visita foi feita com alunos do oitavo e nono anos (cerca de quarenta), os quais foram acompanhados por professores e duas profissionais da ONG (Guia e palestrante Cristiana Queiroga e a bióloga Isabella Guaranys).
Os estudantes conheceram um pouco da geografia e da história do complexo lagunar, o que deixou mais clara a importância da preservação do mesmo. A maioria dos alunos, apesar de morarem próximos, nunca tinham realizado esse passeio e pouco conheciam sobre as lagoas e a sua localização espacial (proximidade de condomínios, shoppings e vias principais). Eles se espantaram com a presença de pessoas se banhando e pescando no local, apesar da poluição da água. Os alunos também observaram a presença de um eco barreira, responsável por reter toneladas de lixo das lagoas da região.
Eles também observaram as principais características do mangue como a vegetação composta por árvores com raízes aéreas, o formato das árvores, os animais que habitam o bioma (pássaros, jacarés), além de observarem a presença de grande quantidade de lixo preso à vegetação e nas margens. Além disso, eles também puderam perceber o odor forte característico do bioma, o qual, em alguns trechos mais poluídos, se tornava mais forte.
Os alunos coletaram e separaram 29 kg de lixo em uma “prainha” da lagoa, principalmente plástico. Na volta do passeio o lixo foi entregue a uma equipe da Comlurb responsável pela limpeza das lagoas. Após isso, as mesmas turmas assistiram uma palestra sobre o complexo lagunar de Jacarepaguá.
Por fim, um grupo reduzido de cinco alunos atuaram como multiplicadores do que aprenderem através de apresentações, distribuição de folders, realização de eventos e campanhas de conscientização na escola, e a elaboração um livro coletivo intitulado “Somos parte da solução” sobre a importância de se praticar a educação ambiental no ambiente escolar.
O nosso projeto promoveu a participação e o protagonismo dos estudantes da escola. Os alunos se engajaram de forma genuína e produziram textos, vídeos e atividades que envolveram outros alunos, disseminando os conhecimentos adquiridos e promovendo a conscientização da importância da preservação da Lagoa da Tijuca e também do espaço escolar. De fato, a experiência foi transformadora para eles e para toda a comunidade escolar.


Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Preservação do qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Engajamento das instituições afins.
Corpo Hídrico
Canal de Marapendi.
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Setembro a novembro de 2024.
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
– Observar o mundo a sua volta e fazer perguntas.
– Analisar demandas, delinear problemas e planejar investigações.
– Desenvolver e utilizar ferramentas, inclusive digitais, para coleta, análise e representação de dados (imagens, esquemas, tabelas, gráficos, quadros, diagramas, mapas, modelos, representações de sistemas, fluxogramas, mapas conceituais, simulações, aplicativos etc.).
– Avaliar informação (validade, coerência e adequação ao problema formulado).
– Elaborar explicações e/ou modelos.
– Aprimorar seus saberes e incorporar, gradualmente, e de modo significativo, o conhecimento científico.
– Desenvolver soluções para problemas cotidianos usando diferentes ferramentas, inclusive digitais.
– Organizar e/ou extrapolar conclusões.
– Relatar informações de forma oral, escrita ou multimodal.
– Apresentar, de forma sistemática, dados e resultados de investigações.
– Aprimorar seus saberes e incorporar, gradualmente, e de modo significativo, o conhecimento científico.
– Desenvolver soluções para problemas cotidianos usando diferentes ferramentas, inclusive digitais.
– Relatar informações de forma oral, escrita ou multimodal.
– Apresentar, de forma sistemática, dados e resultados de investigações.


Número de estudantes envolvidos
40 estudantes na primeira fase e 5 estudantes na segunda fase.
Metodologia empregada
Visitação e reconhecimento do corpo hídrico e da geografia ao redor, problematização e reflexão sobre a importância das lagoas e da sua preservação através de roda de conversa e palestras, atuação de alguns alunos como agentes multiplicadores da educação ambiental para toda a escola. Para a atuação prática dos alunos como agentes multiplicadores, foram definidas as estratégias de atuação dos mesmos (missões) tais como: elaboração de apresentações sobre a vivência do passeio e a importância do saneamento e da educação ambiental na escola, distribuição de 250 folders e revistinhas sobre saneamento básico pelas turmas, realização de eventos e campanhas de conscientização, e a elaborar, em conjunto com outros alunos da escola, um livro coletivo intitulado “Somos parte da solução” sobre a importância de se praticar a educação ambiental no ambiente escolar. Os alunos serão autores do livro.
Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
A confecção da apresentação e das atividades de conscientização pelos alunos, devido, principalmente, a falta de tempo para conciliar com as atividades curriculares da escola, mas, com o apoio dos professores de ciências, da coordenação e da palestrante Cristiana, conseguimos superar esses obstáculos.
Objetivos alcançados
Apresentar aos estudantes da escola Dom Pedro I as lagoas que circundam a região da escola, em especial a lagoa da Tijuca; conscientizar sobre a importância da preservação desse ecossistema para a população local; transformar um pequeno grupo de alunos em agentes multiplicadores da educação ambiental, desenvolver atividades de educação ambiental, dentro da escola, relacionadas a esse ecossistema e ao ambiente escolar.