Escola Municipal Christiano Hamann
CRE: 2ª
Zona: Sul
Professora: Renata da Silva Mello
Projeto: “Rio Rainha: entendendo sua história, ocupação e cenários socioambientais”
O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Descrição das atividades
A proposta do nosso projeto foi provocar na comunidade escolar reflexão, conscientização e clareza da importância da conservação ambiental, conhecer e aplicar a política dos 5R`s e conhecer o Rio Rainha.
Foi dividido em quatro etapas: 1) mobilização, 2) planejamento, 3) execução e 4) encerramento. Na primeira etapa convidamos o palestrante Roger de Moraes para falar sobre sua história como atleta e vivências na Amazônia. Nas etapas seguintes organizamos passeios ao Galpão de Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, onde os estudantes tiveram a oportunidade de assistir uma peça do grupo de teatro “De Portas Abertas” da Comlurb, apreciar artes com material reutilizado e vivenciar oficinas de material reaproveitado. Assim, foi possível ressignificar a palavra lixo e conscientizá-los sobre o descarte e consequências no ambiente.
Outra atividade foi uma aula externa no Campus da PUC-RJ lecionada pelo professor Alex Solórzano desta Universidade. Foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem o território no entorno da escola, observar o Rio Rainha, seu histórico e ocupação, saneamento e cenários socioambientais atuais. Foi uma aula que provocou significativos debates e reflexões sobre nossa conduta e responsabilidade com o uso dos recursos naturais.
Como proposta final, foram confeccionados cartazes e maquete com material reaproveitado, mural na escola e elaborado cartas aos governantes. A culminância do projeto será na Feira de Ciências com a divulgação de todos os trabalhos e vivências para comunidade escolar e familiares.





Eixo estudado
História e Pertencimento, Poluição, Enchentes e Desabamentos, Preservação do qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água, Engajamento das instituições afins.
Corpo Hídrico
Rio Rainha.
Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
Agosto a novembro de 2024.
Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto
– Distinguir um fato de uma opinião.
– Fazer antecipações e levantar hipóteses sobre assuntos.
– Identificar as relações de causa e consequência.
– Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógica- temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
– Produzir textos, individual e coletivamente, de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, letra maiúscula).
– Realizar exposições orais de assuntos, de forma fluente, expressiva e com sequência lógica, coerente.
– Argumentar sobre a necessidade dos materiais utilizados no cotidiano, os impactos ao meio ambiente resultantes dos seus descartes e formas de consumo responsável desses materiais.
– Avaliar a importância das ações humanas no aumento artificial da temperatura da Terra (queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar propostas para reversão ou controle desse quadro.
– Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar extinção de espécies, alteração de hábitos, migração.
Número de estudantes envolvidos
160 estudantes.
Metodologia empregada
– Aprendizagem baseada em problema em que os estudantes são convidados a atuar na resolução de desafios apresentados pelos professores.
-Aprendizagem baseada em projetos.
-Aprendizagem baseadas em pares/ times em que é exercida a colaboração, comunicação e responsabilidade.
-Recursos didáticos diferenciados – aulas em outros espaços, além da sala de aula.
-Pesquisa de campo.
-Produções textuais.
-Promoção de debates/ apresentações dos trabalhos.
Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
A confecção da apresentação e das atividades de conscientização pelos alunos, devido, principalmente, a falta de tempo para conciliar com as atividades curriculares da escola, mas, com o apoio dos professores de ciências, da coordenação e da palestrante Cristiana, conseguimos superar esses obstáculos.
Objetivos alcançados
Apresentar aos estudantes da escola Dom Pedro I as lagoas que circundam a região da escola, em especial a lagoa da Tijuca; conscientizar sobre a importância da preservação desse ecossistema para a população local; transformar um pequeno grupo de alunos em agentes multiplicadores da educação ambiental, desenvolver atividades de educação ambiental, dentro da escola, relacionadas a esse ecossistema e ao ambiente escolar.


