No ano em que comemora seus dez anos, o Museu Afro Brasil, localizado em São Paulo, apresenta a exposição “O negro no futebol brasileiro – a arte e os artistas”. A mostra – em cartaz até o dia 10 de agosto – destaca a presença de jogadores negros na história do futebol no Brasil, país-sede da Copa, e sua importância na construção da identidade nacional.“Trazido ao país pela elite social e de origem europeia, o futebol se tornou cada vez mais brasileiro, incorporando nos seus quadros atletas negros. Contar esta história tão rica, emocionante, feita de grandes momentos, de grandes nomes, de grandes emoções, é contar a história do Brasil e de suas contradições. O fato é que o futebol virou uma paixão nacional e representará sempre uma possibilidade de superação para aqueles que, na prática esportiva, ascendem e transcendem graças ao talento e às qualidades ímpares de um grande atleta”, explica Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil.
Durante a realização da Copa no Brasil, o Museu Afro Brasil homenageará marcantes jogadores do passado, cujas biografias dialogam com diversas linguagens artísticas, como a música, o cinema e as artes visuais. Entre os homenageados, o célebre Arthur Friedenreich, autor do gol do primeiro título do nosso escrete, no Sul-Americano de 1919, e Pelé, o Rei do Futebol.
A exposição homenageará ainda o jornalista e escritor Mário Filho (1908-1966), autor do clássico “O negro no futebol brasileiro” e grande impulsionador da imprensa esportiva do Rio de Janeiro. Incorporam-se à cenografia as fotos e caricaturas de jogadores e instalações temáticas como a “Stadium”, de autoria do artista plástico Aston, nascido no Benin (esta obra integrará o acervo permanente do museu). Outro destaque da mostra fica por conta das máscaras votivas, de temáticas futebolísticas, baseadas nos rituais geledés, realizadas pelo também artista beninense Kifouli.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
Entrada gratuita
www.museuafrobrasil.org.br



