O Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 está com inscrições abertas e convida pessoas de todo o país a registrar, por meio da fotografia, ações de limpeza e conservação ambiental. A iniciativa busca promover a conscientização ambiental e valorizar o impacto da mobilização global do Dia Mundial da Limpeza, que ocorrerá em 20 de setembro de 2025.
Podem participar pessoas com mais de 12 anos, que não sejam profissionais da fotografia. Cada participante poderá inscrever uma única fotografia, capturada entre os dias 16 e 22 de setembro, em formato JPEG ou PNG, com resolução mínima de 300 DPI e tamanho entre 2 MB e 15 MB. As imagens devem retratar ações coletivas ou individuais de conservação ambiental, ou mostrar áreas impactadas pelo descarte inadequado de resíduos.
Concurso Fotografia Limpa Brasil 2025 valoriza imagens de preservação ambiental
As fotografias serão avaliadas em três etapas: primeiro, por um júri especializado, que selecionará 50 imagens; em seguida, haverá votação popular no site oficial do concurso; e, finalmente, a curadoria definirá as 15 fotos finalistas que integrarão a exposição oficial do evento.
A exposição das imagens será realizada em Belém (PA) durante a COP30, entre 10 e 21 de novembro de 2025, e contará com a exibição das 15 fotos finalistas em biombos, com descrição de cada obra. As melhores fotografias de cada região do país serão premiadas com equipamentos de alta performance, incluindo notebooks, smartphones e tablets, reforçando a valorização do talento e dedicação dos participantes.
clique aqui e leia o regulamento
para fazer a inscrição, clique aqui
O concurso tem inscrições gratuitas e podem ser realizadas até 20 de setembro de 2025 pelo site oficial do Instituto Limpa Brasil. Além da premiação, todas as fotografias participantes estarão disponíveis para votação popular, ampliando a participação da sociedade na escolha das imagens que mais inspiram transformação.
Com o Fotografia Limpa Brasil 2025, a arte se torna uma ferramenta de impacto ambiental, registrando o compromisso dos cidadãos com a sustentabilidade e incentivando práticas de conservação em todo o país.