Professores que participam do programa Esse Rio é Meu realizam mutirão em ação pelo Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
clique aqui confira como foi a ação em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
conheça o programa Esse Rio é Meu

“Estudamos a vegetação do Rio de Janeiro no primeiro bimestre e não me senti muito seguro em ensinar o tema por falta de conhecimento, o que agora se torna totalmente diferente com a ida ao manguezal. Foi um dia de aprendizado incrível. Sai diferente daquele encontro. Achei muito bacana ter contribuído, colocando a mão da massa no replantio do manguezal. Quero agradecer a oportunidade. Experiências como essa deveriam ocorrer com mais frequência, pois contribuem significativamente para o aprendizado e têm o poder de transformar. Posso garantir que me transformou, mudou a minha visão de mundo, e creio que tenho mudado também a dos meus alunos”.
Ricardo Constantino, professor do Ensino Fundamental, do Ciep Herivelto Martins

“A visita à ETE Alegria, a convite do Projeto “Esse Rio é meu”, do planetapontocom, foi uma grande oportunidade de troca e muito aprendizado. A revitalização do mangue vai além de uma ação ambiental. Ela representa um convite à transformação cultural e educativa, um compromisso com a preservação e equilíbrio ecológico. Ver na prática como nós, seres humanos, estamos degradando o meio ambiente, nossa casa, é impactante. No entanto, ver o projeto acontecendo, o mangue sendo revitalizado, e ter a oportunidade de colaborar de alguma forma, nessa ação, plantando mudas de mangue vermelho, me fez esperançar. É um sinal de que é, sim, possível recuperar o que está sendo degradado, buscando o despertar de uma consciência ambiental coletiva, uma forma de resgatar a relação entre o ser humano e a natureza. E é nosso papel, como educadores, plantar essa semente de consciência nas novas gerações, mostrando em sala de aula, que este exemplo prático é um caminho possível e urgente. Precisamos, na sala de aula, formar cidadãos críticos, conscientes da sua responsabilidade e comprometidos para o futuro do planeta. Um projeto como esse torna o conteúdo escolar mais vivo e significativo. Isso nos traz a esperança de um futuro mais sustentável e justo”.
Renata Ribeiro, professora/Elemento da Gerência de Educação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação