Estudantes criam torneira inteligente para reduzir o consumo de água e de energia elétrica. Uma solução sustentável da Escola Municipal José de Alencar

Projeto recebeu o prêmio de melhores práticas do Esse Rio é Meu.

Escola Municipal José de Alencar
CRE:
Zona: Sul
Professora: Anna Carolina Mendonça Pereira
Projeto desenvolvido: Torneira inteligente, uma solução sustentável!

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Descrição das atividades
O projeto teve como objetivo a construção uma torneira elétrica com sensor infravermelho, podendo ser acrescentado a uma torneira usual da unidade escolar, ativada ao detectar o movimento do usuário. Fez parte de atividades desenvolvidas por esta unidade escolar para cumprir as etapas do Projeto “Esse Rio é Meu”. Nossos alunos participaram do programa de educação científica da Shell, um momento de pesquisa, conscientização e orientações acerca da preservação dos recursos naturais disponíveis na comunidade. Tal projeto permitiu a realização das etapas de Diagnóstico e Planejamento (1ª e 2ª etapas) do projeto Esse Rio é Meu.

Os alunos participaram de várias atividades: visitação, estudos, processos metodológicos, construção e finalização do projeto. Para cumprir a etapa 3, a Intervenção, dividimos os alunos do 8º ano em equipes: “Conectados” e “Rato Molhado”. A equipe “Rato Molhado” desenvolveu o projeto intitulado, “Torneira Inteligente, uma solução sustentável!” A equipe construiu uma torneira elétrica com sensor infravermelho, podendo ser acrescentado a uma torneira usual da unidade escolar, ativada ao detectar o movimento do usuário. A torneira foi construída com os seguintes dispositivos: um dispositivo solenóide para controlar o fluxo de água; um carregador (5V) de smartphone, ligado a tomada, como fonte de energia necessária para acionar o sensor e engatar o solenóide durante o uso; um relé para permitir a abertura e fechamento do circuito elétrico. Ao encostar a mão, o dispositivo reconhece o movimento e ativa o solenóide, que libera água por um determinado período de tempo antes de interromper o fluxo de água. A construção da torneira inteligente é uma solução tecnológica com objetivo de conservar e reduzir o consumo de água e energia elétrica, além de promover a higiene na escola, também ampliará a educação ambiental no ambiente escolar.

Ao evitar o desperdício de água, estamos também evitando a ocorrência de apagões de energia provocados pelos baixos níveis dos reservatórios de água dos rios e represas e ainda garantimos o abastecimento deste recurso para a irrigação das colheitas. Além disso, ao reduzir o consumo de água na escola, estamos contribuindo para a conservação e redução das necessidades de água e energia elétrica, além da construção de posturas mais sustentáveis.

Eixo estudado
Preservação da qualidade das águas, Mobilização da comunidade pela causa do rio, Exercício da atitude cidadã, Uso consciente e produtivo da água, Engajamento das instituições afins.

Corpo Hídrico
Rio Carioca

Qual foi o período de desenvolvimento das atividades?
De 29 de agosto a 1 de outubro de 2024.

Competências e habilidades da BNCC trabalhadas pelo projeto

– EF08CI16 -Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Número de estudantes envolvidos
40 estudantes

Metodologia empregada
Para alcançar os objetivos do projeto e conhecer a realidade da nossa escola acerca de educação ambiental, utilizamos como bases, dados coletados nas visitas e observações realizadas anteriormente sobre o rio Carioca. Além disso, foi realizada uma observação ativa sobre o desperdício diário de água ocorrido na unidade escolar. Para a confecção da torneira inteligente foi realizada uma revisão de literatura a fim de se pesquisar qual o melhor método para a confecção, sendo que o mesmo deveria ser de fácil entendimento e de baixo custo.

A torneira foi construída com os seguintes dispositivos: um dispositivo solenóide para controlar o fluxo de água; um carregador (5V) de smartphone, ligado a tomada, como fonte de energia necessária para acionar o sensor e engatar o solenóide durante o uso; um relé para permitir a abertura e fechamento do circuito elétrico. Ao encostar a mão, o dispositivo reconhece o movimento e ativa o solenóide, que libera água por um determinado período de tempo antes de interromper o fluxo de água. Após a execução do projeto, foi planejado e produzido o material audiovisual para a divulgação dos resultados à comunidade escolar.



Quais desafios enfrentados na implementação das atividades e como foram superados?
A escolha do tipo de relé utilizado para tal dispositivo foi um desafio enfrentado na implementação da torneira inteligente, tal desafio foi resolvido com a pesquisa do tipo de relé mais adequado para o circuito elétrico em questão.

Objetivos alcançados
A construção da torneira inteligente será uma solução tecnológica com objetivo de conservar e reduzir o consumo de água e energia elétrica, além de promover a higiene na escola, também ampliará a educação ambiental no ambiente escolar. Ao evitar o desperdício de água, estamos também evitando a ocorrência de apagões de energia provocados pelos baixos níveis dos reservatórios de água dos rios e represas e ainda garantimos o abastecimento deste recurso para a irrigação das colheitas.

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