Onze projetos receberam destaque no Prêmio Melhores Práticas Esse Rio é Meu. Dos cem projetos agraciados, um de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foi contemplado com o reconhecimento. O professor responsável pelo projeto ganhou um laptop e a coleção completa da Turma do Planeta e sua respectiva escola, um datashow.
Veja a relação dos contemplados.
1ª CRE
GET Júlia Lopes de Almeida
Professor Carlus Augustus Jourand Correia


“Receber um prêmio sobre sustentabilidade e preservação dos mananciais é um reconhecimento significativo que vai além da simples celebração de uma conquista. Ele simboliza o compromisso com práticas responsáveis e inovadoras que visam preservar o meio ambiente, promover a equidade social e inserir a comunidade escolar do GET Júlia Lopes de Almeida nesse debate tão necessário. Em primeiro lugar, ao ser reconhecida por suas boas práticas ambientais, nossa escola demonstra que está alinhada com as demandas globais de preservação do planeta. Isso inspira não apenas os alunos, mas também a comunidade ao redor, a adotar hábitos mais sustentáveis, como redução de resíduos, economia de água e energia, e promoção da biodiversidade. Além disso, o prêmio serve como um estímulo para que outras instituições de ensino sigam o mesmo caminho, criando um efeito multiplicador de boas ações. A escola premiada torna-se um modelo a ser seguido, mostrando que é possível integrar a educação ambiental ao currículo escolar de forma prática e impactante. Para os alunos, esse reconhecimento é uma motivação extra para se engajarem em projetos e iniciativas sustentáveis. Eles passam a perceber que suas ações, por menores que pareçam, têm um impacto real e podem ser valorizadas. Isso fortalece o senso de responsabilidade e pertencimento ao meio ambiente, preparando-os para serem agentes de mudança no futuro. Essa onda de calor que estamos passando é a prova de que precisamos pensar mais no meio ambiente e em práticas de preservação e sustentabilidade. Por fim, o prêmio também reforça a imagem da escola perante a sociedade, destacando-a como uma instituição inovadora e comprometida com valores éticos e ambientais. Isso pode atrair parcerias, recursos e apoio para ampliar ainda mais suas iniciativas sustentáveis. Em resumo, receber um prêmio de boas práticas em meio ambiente é um marco que celebra o esforço coletivo da escola em construir um futuro mais sustentável, inspirando gerações e contribuindo para um mundo melhor”, professor Carlus Augustus Jourand Correia.
2ª CRE
Escola Municipal José de Alencar
Professora Monica Cristina de Souza


“Esse projeto é fruto de um trabalho interdisciplinar/multidisciplinar que envolveu várias áreas de conhecimento. Tivemos o apoio da coordenação, da direção da escola e de outros professores que desenvolveram uma parte do projeto. Na verdade, o projeto não é de um só. É um projeto da escola, um projeto de uma equipe. Percebo que o projeto promoveu uma significativa mudança de atitude dos estudantes em relação à preservação da água. Os estudantes participaram de todas as etapas do projeto e se apropriaram disso. Quando o ser humano se apropria, ele consegue perceber a importância de sua ação. Neste sentido, a escola também ganha visibilidade, o que revela que estamos no caminho certo. Sabemos que passamos por muitos obstáculos no nosso dia a dia, mas estamos trilhando um bom caminho, que nos motiva a trabalhar sempre mais. Isso é importante para a escola, para a comunidade escolar. É importante também para os pais reconhecerem o trabalho dos filhos e o nosso trabalho”, professora Monica Cristina de Souza.
3ª CRE
Escola Municipal Antônio Pereira
Professora Karina Lisbôa Vargas


“Receber esta premiação é um reconhecimento importante do compromisso da nossa escola com a educação ambiental e a sustentabilidade. O trabalho realizado com os alunos reforça a importância do uso consciente da água e do cuidado com o meio ambiente, promovendo ações que impactam positivamente a comunidade. Para a escola, esse reconhecimento fortalece nossa missão de formar cidadãos responsáveis, críticos e engajados em transformar a realidade ao seu redor. Através do projeto, mostramos que cada atitude conta e que é possível construir um futuro mais equilibrado e sustentável.
Gostaria de fazer um agradecimento especial à professora de Artes, Karina Lisbôa, que abraçou este projeto com dedicação e entusiasmo, inspirando nossos alunos a refletirem e expressarem, por meio da arte, a importância dessa causa. Seu empenho foi essencial para o sucesso desta iniciativa. Agradecemos imensamente por essa premiação, que nos inspira a seguir promovendo iniciativas voltadas para a valorização da natureza e para a conscientização sobre a responsabilidade de cada um no uso dos recursos naturais. Afinal, nosso sonho é possível!”, Eliane Mesquita, diretora da Escola Municipal Antônio Pereira.
4ª CRE
Espaço de Desenvolvimento Infantil Sargento Jorge Faleiro Souza
Professora Kelly Cristina de Oliveira


“Receber o prêmio de Melhores Práticas do projeto Esse Rio é Meu é uma conquista que reforça meu compromisso com a educação. Esse reconhecimento fortalece minha trajetória como educadora, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes transformações. Para a escola, essa premiação reafirma nosso papel como um espaço de aprendizado vivo, onde as crianças são incentivadas a conhecer, cuidar e se conectar com o meio ambiente, contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável”, professora Kelly Cristina de Oliveira.
5ª CRE
Escola Municipal Mané Garrincha
Professora Renata Rodrigues de Queiroz e Silva


“Estou emocionada e realizada por receber o prêmio de reconhecimento das 100 melhores práticas por nosso projeto de educação infantil sobre recuperação de rios. É um reconhecimento do nosso trabalho e um incentivo para continuar criando projetos impactantes. Agradeço a todos que contribuíram e vamos continuar trabalhando juntos por um futuro mais sustentável!”, professora Renata Rodrigues de Queiroz e Silva.
6ª CRE
Escola Municipal Glauber Rocha
Professora Paula Ferreira Loureiro

“Estamos satisfeitos com este reconhecimento porque foi um ano de muito trabalho. Todos os professores da nossa unidade escolar participaram do projeto, desenvolveram diferentes ações, considerando a relevância, o currículo e as habilidades que poderiam ser trabalhadas em cada segmento de ensino. Também trabalhamos no âmbito bilíngue. E mais do que isso: conseguimos atingir não só os nossos alunos, mas também a comunidade escolar. Tivemos a participação dos responsáveis. Esse reconhecimento é, na verdade, a coroação do esforço de toda a comunidade, de toda a escola. Estamos muito felizes”, Paula Loureiro, coordenadora no CIEP Glauber Rocha.
7ª CRE
Escola Municipal Dom Pedro I
Professora Mila Reginatto


“Receber esse prêmio significa que a escola está no caminho certo para engajar os estudantes em relação ao conhecimento das coleções hídricas do seu território (o complexo de lagoas de Jacarepaguá), e a real necessidade de preservação dos seus recursos. Toda a equipe escolar, juntamente com os nossos parceiros (ONG SOS Lagoas e Iguá) , se engajou nesse projeto, resultando no protagonismo dos nossos estudantes, ao atuarem como multiplicadores do projeto na escola”, professora Mila Reginatto.
8ª CRE
Escola Municipal Henrique de Magalhães
Professora Patrícia de Souza França


“A equipe da Escola Municipal Henrique de Magalhães recebeu com grande alegria o reconhecimento pela nossa ação “Conhecer para preservar: Você conhece o Rio das Tintas?”, que culminou com a divulgação de um folheto informativo a moradores e transeuntes do bairro. Foi uma ótima oportunidade para valorizarmos nossa história e memória, além de refletirmos sobre a importância desse curso d’água tão importante pro nosso bairro. Nossa escola foi às ruas para levar informação! Esperamos continuar contribuindo, no chão da escola, para a formação de uma geração que valorize práticas de sustentabilidade e que atue em prol da preservação e da valorização do seu território”, professora Patrícia de Souza França.
9ª CRE
CIEP Herivelto Martins
Professor Ricardo Constantino de Oliveira


“Ficamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho realizado, um trabalho de aprendizado. Foi muito legal conhecer mais sobre os rios, suas histórias e suas localizações. Lembro de um dia em que fui à Zona Norte do Rio e reparei que o rio corria na direção oposta à de Campo Grande. Achei muito curioso, mas não sabia o porquê. Com a experiência de trabalhar no projeto “Esse Rio é Meu”, pude aprender e explicar às crianças que os rios correm para suas bacias. Conseguimos realizar aulas práticas, nas quais a família participou. É claro que não conseguiríamos esse reconhecimento sem as parcerias que foram incríveis. A CEDAE e a Zona Oeste Mais nos levaram para conhecer o rio que fornece água para nossa cidade e o trabalho de despoluição dos rios na ETE de Deodoro. Outra parceria incrível foi com a Secretaria de Meio Ambiente e Clima. Trabalhar com o projeto em sala de aula foi muito rico, levamos o rio para sala de aula e passamos por várias áreas do conhecimento, como a Matemática, Língua Portuguesa e Ciências. As crianças aprenderam mais sobre um recurso que é delas, que fazem parte do território delas. Ampliamos conhecimentos e aprendemos juntos”, professor Ricardo Constantino de Oliveira.
10ª CRE
Escola Municipal Liberdade
Professor Roberto Farias da Silva


“Fico muito feliz e orgulhoso em receber este prêmio. O objetivo foi utilizar o Geoprocessamento, elaborando os mapas de riscos de inundação, com os alunos e suas vivências espaciais e fornecer ações de conscientização ambiental. Recebendo este prêmio, o nosso projeto ganha maior visibilidade, um alcance maior, não se restringindo ao prédio escolar. Lembrando que ele faz parte também da nossa dissertação de mestrado em Ensino de Geografia na UERJ. Desejamos que mais pessoas mudem não só a mentalidade, mas principalmente as ações com relação aos problemas ambientais. Um exemplo disso é o descarte de lixo nas ruas e nos rios”, professor Roberto Farias da Silva.
11ª CRE
Escola Municipal Tenente Antônio João
Professores Priscila Augusta Veillard, Johnny dos Santos e Vagner Belchior


“Ficamos muito honrados em receber essa premiação e cientes da importância e do alcance que ele teve na vida de nossos alunos e na sensibilização ambiental de toda a comunidade escolar. Foi um projeto que demandou muito trabalho e dedicação, mas que nos proporcionou muito aprendizado e momentos especiais com nossos alunos. Receber esse prêmio significa o reconhecimento ao nosso trabalho e um incentivo para que possamos realizar outros projetos. Importante destacar que a vivência nesse projeto incentivou os estudantes a seguirem os estudos em áreas do conhecimento que estão conectadas com a questão ambiental. O projeto não teria acontecido sem o apoio de nossos parceiros e, por isso, agradecemos muitíssimo o apoio da Faperj, Cenabio-UFRJ, Amavila-UFRJ e Secretaria Municipal de Educação do Rio”, professores Carla Pedro, Johnny Santos, Priscila Veillard e Vagner Mesquita.